Audiovisual

Inscrições abertas para o 5º Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento


Os interessados em participar terão o prazo de 3 de abril a 17 de maio de 2018 para se inscreverem

Estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento. Os interessados em participar terão o prazo de 3 de abril a 17 de maio de 2018 para se inscreverem. A premiação, que tem o objetivo de fomentar a produção audiovisual em Minas Gerais, conta com as suas tradicionais categorias, Estreante e Não-Estreante. Serão selecionados dois vencedores para cada categoria, contemplados com R$ 30 mil e R$ 50 mil reais, respectivamente. Regulamento e ficha de inscrição no topo superior direito desta página.

Poderão concorrer na categoria Estreante, diretores que tenham exibido publicamente até duas obras. Já a categoria Não-Estreante é destinada aqueles que tenham produzido e comprovado a exibição de pelo menos dois curtas-metragens. 

Os projetos selecionados ainda receberão uma consultoria em produção durante todo o processo de realização do filme, de forma a auxiliá-los em questões financeiras, burocráticas e outras dúvidas que possam surgir. 

As inscrições serão feitas de forma presencial na Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, Belo Horizonte – MG), das 10h às 18h, ou via Correios, com Aviso de Recebimento (AR) e postagem até a data limite disposta no edital. Para o esclarecimento de dúvidas: edital.cinehumbertomauro@gmail.com.

Sobre o Prêmio
O Prêmio BDMG Cultural / Fundação Clóvis Salgado de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento é uma parceria entre BDMG Cultural e Fundação Clóvis Salgado. A premiação reforça o comprometimento das instituições com as políticas de fomento ao cinema produzido em Minas Gerais. A iniciativa busca estimular a produção cinematográfica dos novos realizadores, oferecendo aos artistas a possibilidade de elaborar propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de produção de baixo custo e fácil acesso, de acordo com o conceito de ‘Cinema de Invenção’, estabelecido pelo pesquisador Jairo Ferreira. 

“O Prêmio é uma oportunidade importante para as novas gerações e mesmo para os cineastas não estreantes que queiram experimentar linguagens diferentes. É mais uma ação significativa de fomento ao audiovisual mineiro, que é reconhecido e respeitado em todo o país”, comenta o jornalista Rogério Faria Tavares, presidente do BDMG Cultural.

Ao longo de quatro edições, foram contemplados 16 cineastas do Estado. Nos dois últimos anos, foram premiados trabalhos de Juliana Antunes (Plano Controle); Marco Antônio Gonçalves (Olhos de Inaiá); Pedro Carvalho (Na velha Lagoinha); Clara Albinati (Hibiscos debaixo da terra); Clara Antunes (Nós Determinamos o que Somos Pelo que Fazemos); Letícia Ferreira (Sigo Viva); Mariana Fagundes (A cura do rio), e Roberto Cotta e Leonardo Amaral (Juninho Mizanceni, príncipe da grande área).

Em 2014, o diretor e roteirista André Novais foi um dos vencedores do 1º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento, com "Quintal". Em 2015, o curta-metragem foi selecionado para participar da mostra Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes; foi destaque no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, premiado nas categorias melhor filme, atriz e roteiro; e foi consagrado pelos prêmios da Crítica e Aquisição Canal Brasil, no 25º Festival Cine Ceará.


LIVRO DE VISITAS

Ajude-nos a manter nosso site livre de SPAM selecionando o campo do CAPTCHA.


Regulamento e Inscrições

Regulamento
Ficha de Inscrição

Cadastre-se

Receba a nossa programação.

Ajude-nos a manter nosso site livre de SPAM
selecionando o campo do CAPTCHA.


Assuntos


Institucional

Apresentação
Enquete
Equipe
Estatuto Social
Polí­tica de Patrocí­nio
Fale Conosco
História
Raio de Luz

Fale Conosco

Você pode entrar em contato com a equipe do BDMG Cultural por meio do formulário abaixo e também pelo atendimento via chat.

FORMULÁRIO

CHAT