BDMG Cultural

BDMG Cultural é homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte

Marco Crocco e Rogério Tavares recebem das mãos do vereador Arnaldo Godoy o Diploma de Honra ao Mérito

Foto: Bernardo Dias


“Em todas as gestões os programas continuaram. A sociedade abraçou o BDMG Cultural, que se tornou um ativo fundamental na vida cultural de Minas Gerais”, afirmou o presidente Marco Crocco

“O BDMG e o BDMG Cultural têm uma importante responsabilidade neste período delicado vivido atualmente pelo país. A cultura e a arte são fundamentais neste momento”. Foi assim que o vereador Arnaldo Godoy deu início à solenidade de entrega do Diploma de Honra ao Mérito pelos 30 anos do BDMG Cultural.

Com o plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte repleto de artistas, parceiros e amigos, a homenagem também contou com as presenças do ex-presidente do BDMG Cultural, Fernando  Sá, e de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, que criou o BDMG Cultural quando era presidente do BDMG.

Sob uma condução leve e descontraída, Arnaldo Godoy convidou para compor a mesa o Secretário de Estado da Cultura Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, o presidente do BDMG Marco Crocco, o presidente do BDMG Cultural Rogério Faria Tavares, e Beth Santos, coordenadora dos programas de música e dos eventos da instituição. “Estou no BDMG Cultural desde a sua criação. Poder compartilhar com todos os músicos, artistas e público o nosso trabalho é muito especial. Trabalhar no BDMG é um imenso prazer”, contou Beth.

Fazendo uma importante reflexão sobre as atividades do BDMG Cultural, Ângelo Oswaldo destacou os projetos de música, que projetam os artistas mineiros no Brasil e no exterior, e a realização do diagnóstico cultural de Minas Gerais, que proporcionou a abertura de uma linha de crédito do Banco especialmente para os empreendimentos culturais, o “Minas Criativa”.

À frente do BDMG Cultural desde o segundo semestre de 2017, o presidente Rogério Faria Tavares agradeceu os seus antecessores e destacou a importância do instituto nestes 30 anos e nos que estão por vir. “Não há povo emancipado sem o devido acesso à cultura. Não é possível prosperar de verdade sem o exercício efetivo do direito à cultura. Um povo forte tem  cultura forte e, dessa tarefa, o estado não pode se ausentar. É para isso que trabalhamos todos os dias, há 30 anos, no BDMG Cultural”, finalizou.

O pensamento de Rogério Faria Tavares também se alinha à política implantada no BDMG desde a posse do professor Marco Crocco na presidência. Desde 2015, o Banco percebe a cultura como elemento fundamental do desenvolvimento econômico e social do estado. Crocco atribuiu a longevidade dos programas e do próprio BDMG Cultural à forma como a sociedade abraçou o instituto. “Em todas as gestões os programas continuaram. A sociedade abraçou o BDMG Cultural, que se tornou um ativo fundamental na vida cultural de Minas Gerais”.

E o futuro? Para Marco Crocco, o BDMG Cultural não pode atuar como um mecenas. Ele deve executar políticas públicas culturais que sejam relevantes para o desenvolvimento do estado. Outra de suas reflexões foi sobre a relação entre economia, inovação e cultura: “O ser humano não é um robô. Ele está inserido em uma comunidade. Pessoas não flutuam no espaço, elas têm pensamentos, convicções. Vocês já perceberam que atividades de inovação acontecem sempre em espaços culturalmente abertos? A capacidade de criar e inovar floresce em ambientes de cultura. A cultura é um elemento cada vez mais estratégico nesse cenário em que estamos inseridos”, afirmou o presidente do BDMG.

Entre um discurso e outro, o pianista, compositor e arranjador Deangelo Silva, vencedor do 17º Prêmio BDMG Instrumental, interpretou o hino nacional brasileiro e apresentou a sua composição Bahia, de sua autoria. O coral infantil Raio de Luz, programa das Obras Educativas Padre Giussani, do Jardim Felicidade, que recebe apoio do BDMG Cultural há 20 anos, encantou o público presente, sob regência do jovem maestro Daniel de Souza.


LIVRO DE VISITAS

Ajude-nos a manter nosso site livre de SPAM selecionando o campo do CAPTCHA.


Cadastre-se

Receba a nossa programação.

Ajude-nos a manter nosso site livre de SPAM
selecionando o campo do CAPTCHA.


Assuntos


Institucional

Apresentação
Enquete
Equipe
Estatuto Social
Polí­tica de Patrocí­nio
Fale Conosco
História
Raio de Luz

Fale Conosco

Você pode entrar em contato com a equipe do BDMG Cultural por meio do formulário abaixo e também pelo atendimento via chat.

FORMULÁRIO

CHAT