Artes Visuais

Ideias de Novo


Instalações, pinturas e textos propõem a noção do tempo. Juntos, esses elementos referem-se ao passado e ao presente, e também indagam por aquilo que está por vir em nossa sociedade (e o que já acontece). Explorando este tema, Gladston Costa apresenta na Galeria de Arte BDMG Cultural, a inédita Ideias de Novo, exposição individual selecionada pelo programa de ocupação da galeria, o Mostras BDMG. 

A visitação poderá será realizada diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, até o dia 28 de maio, de 10h às 18h. Às quintas-feiras, horário estendido, de 10h às 21h. O acesso é gratuito.

Escritos de Lenin, Bertolt Brecht, Octavio Paz, Marta Traba, Florestan Fernandes, Antonio Candido e Mario Pedrosa; uma fotografia recente de um jornal de economia; um telegrama interceptado. “Juntos esses elementos servem para dizer muito sobre os eventos políticos, sociais e econômicos mais atuais”, explica Gladston Costa. O artista desenvolve proposições artísticas a partir de questões tomadas à cultura visual, tratando sempre das suas implicações nas práticas da arte contemporânea e nas possibilidades de diálogo do campo artístico com elementos da indústria cultural, cultura popular, economia e antropologia visual. 

A exposição revela fragmentos da história do pensamento crítico do último século, da crítica da cultura e da prática política na América Latina, propondo um diálogo entre ideias, textos e fatos da realidade mais imediata. “Essa exposição é uma espécie de urgência para mim. Tive sempre essa relação com as questões atuais e fui deixando aparecer neste trabalho criado especialmente para a galeria”, afirma o artista.

Todas as proposições mostradas indicam a recorrência de uma série de eventos na história, que podem ser representados por uma dinâmica circular ou como aquilo que retorna infinitamente. As obras ressaltam acontecimentos já vividos e que hoje se tornam atuais novamente.

Saiba mais sobre o artista

- Gladston Costa

Gladston Costa é doutorando e mestre em artes visuais pelo programa de pós-graduação em artes da Escola de Belas Artes, da UFMG. Atua nas áreas de história e crítica de artes visuais e filosofia da arte. 


LIVRO DE VISITAS

Ajude-nos a manter nosso site livre de SPAM selecionando o campo do CAPTCHA.




Saiba Mais

GALERIA DE ARTE BDMG CULTURAL

Rua Bernardo Guimarães, 1600, Lourdes

Acesso gratuito

Diariamente, sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h / quinta-feira - horário estendido de 10h às 21h


Cadastre-se

Receba a nossa programação.

Ajude-nos a manter nosso site livre de SPAM
selecionando o campo do CAPTCHA.


Assuntos


Institucional

Apresentação
Enquete
Equipe
Estatuto Social
Polí­tica de Patrocí­nio
Fale Conosco
História
Raio de Luz

Fale Conosco

Você pode entrar em contato com a equipe do BDMG Cultural por meio do formulário abaixo e também pelo atendimento via chat.

FORMULÁRIO

CHAT