Exposição Bunker 24 – O Gueto de Cor de Rosa, de Lamounier Lucas

O BDMG Cultural reabre, gradualmente, a Galeria de Arte a partir de 12 de novembro e apresenta a exposição Bunker 24 – O Gueto de Cor de Rosa, do artista plástico Lamounier Lucas. A mostra ocorre, gratuitamente, no espaço expositivo, localizado à Rua Bernardo Guimarães, 1600, e também ganha visitação em plataforma digital na página www.mostrasbdmgcultural.org até 20 de dezembro de 2020.

A mostra Bunker 24 – O Gueto de Cor de Rosa propõe uma discussão e reflexão sobre os diversos espaços de exclusão e de pertencimento da comunidade LGBTQIA+. “Discutir os espaços de exclusão e pertencimento que envolvem, norteiam e balizam a comunidade LGBTQIA+ implica considerar que, muitas vezes, o processo de exclusão social é reflexo do preconceito histórico-cultural em relação aos comportamentos, condutas e corpos que fogem dos padrões heteronormativos”, ressalta Lamounier Lucas.

Os elevados números de agressão contra a comunidade LGBTQIA+ também são retratados na exposição Bunker 24 – O Gueto de Cor de Rosa. Algumas obras discutem a questão da invisibilidade dos corpos trans e a agressividade que a simples existência desta população suscita na sociedade. Na exposição, o artista aposta na linguagem advinda da própria população como uma tática de resistência e sobrevivência, mas também não se furta ao expor contradições e impasses dentro da pluralidade que compõe a comunidade LGBTQIA+.

Sobre o artista
Lamounier Lucas é artista plástico. Vive e trabalha em Belo Horizonte. Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG e em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), pela UFMG. Mestre em Artes pela UFMG, onde concentrou como objeto de estudo as intervenções artísticas urbanas. Participou de diversas exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte, Ouro Preto, João Pessoa, Brasília e Uruguai. Trabalha com técnicas mistas, serigrafia expandida, impressão digital, cerâmica, pintura e intervenções artísticas urbanas.

Ciclo de Mostras 2019/2020
A mostra Bunker 24 – O Gueto de Cor de Rosa, de Lamounier Lucas, integra o Ciclo 19/20, que teve início em novembro de 2019 e percorrerá até 2021 com exposições das artistas Eugênia França e Esther Az. Já passaram pelo Ciclo de Mostras, com exposições na Galeria de Arte, os artistas Alexandre Júnior, Froiid e Felipe Chimicatti. A exposição de Lamounier era para ocorrer em março, mas o mundo foi tomado pela pandemia da Covid-19 e o calendário previsto ficou suspenso e a Galeria teve que ser fechada. Agora, com a reabertura do espaço, a mostra fica em cartaz até 20 de dezembro de 2020.

Reabertura da Galeria de Arte
Seguindo os protocolos de segurança do Estado e do município de Belo Horizonte, a Galeria de Arte funcionará às terças, quintas e sextas-feiras, em horário reduzido, de 10h às 12h e 14h às 17h, com número de visitantes restritos. Para visitação, será necessário a retirada de ingresso gratuito, de acordo com disponibilidade de data e horário, por meio da plataforma www.sympla.com.br/bdmgcultural

Bunker 24 – O Gueto de Cor de Rosa, de Lamounier Lucas
Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br/bdmgcultural