Sangue de Bairro,
de Affonso Uchôa e Desali

De 18 de setembro a 23 de janeiro, o BDMG Cultural realiza a exposição “Sangue de Bairro”, série fotográfica dos artistas Affonso Uchôa e Desali, na Galeria de Arte BDMG Cultural e na plataforma virtual mostrasbdmgcultural.org. As fotografias revelam o olhar dos artistas para o bairro Nacional, território periférico onde moram, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

A mostra “Sangue de Bairro” é composta por uma série de 60 fotografias, um vídeo e uma instalação sonora que trazem momentos de intimidade e retratos do cotidiano do bairro, assim como instantes de euforia, êxtase da vida diária e o convívio com a violência. A série fotográfica foi idealizada entre 2007 e 2008 e surgiu do desejo dos artistas de criarem um trabalho criativo pela linguagem da fotografia, interesse em comum de Affonso Uchôa e Desali.

“O trabalho da série representa mesmo o nosso encontro, a nossa amizade, o nosso compartilhamento de experiências no bairro Nacional e, sobretudo, a atividade criativa na periferia, algo fundamental pra nossa trajetória e pro nosso trabalho”, conta Affonso Uchôa.

Assista ao teaser

Sobre o artistas

Affonso Uchôa é cineasta e fotógrafo. É diretor dos filmes Mulher à tarde (2010), A vizinhança do tigre (2014) e Sete anos em maio (2019), e também codiretor do filme Arábia (2017). Seus filmes foram exibidos em diversos festivais ao redor do mundo, como os Festivais de Roterdã (Holanda), Viennale (Áustria), Festival de Toronto (Canadá), Festival de Brasília (Brasil), Mostra de Tiradentes (Brasil) e Festival de Mar del Plata (Argentina), além de importantes instituições como a Cinemateca Francesa (França), Arsenal (Alemanha) e o Anthology Film Archive (EUA). Em fotografia desenvolveu, junto ao artista visual Desali, os trabalhos Izidora, presente (Galeria Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes, Belo Horizonte, 2016) e Sangue de bairro (BDMG Cultural, Belo Horizonte, 2021).

Desali é formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG). Participou das exposições: “Enciclopédia Negra” na Pinacoteca de São Paulo; exposição “Carolina Maria deJesus: Um Brasil para os brasileiros”, no Instituto Moreira Salles; “Sertão; Panorama 36, no MAM; Bolsa Pampulha, no MAP; e 32ª edição do Salão Arte Pará. Já fez parte de residências, exposições, coletivos e particulares no Brasil e no exterior e possui obras adquiridas pelo Centro Cultural São Paulo (CCSP), no acervo “Arte da Cidade”, no acervo do Museu de Arte da Pampulha (MAP) e no acervo da Pinacoteca de São Paulo. Criador do Coletivo Piolho Nababo, há dez anos em Belo Horizonte, viaja por múltiplas linguagens, incluindo grafite, fotografia, vídeo e intervenção urbana, promovendo o contato entre a margem e o centro, questionando as instituições artísticas tradicionais e seu colonialismo, contaminando esses espaços com as ruas.

Ciclo de Mostras 2021

A exposição Sangue de Bairro é a quarta e última do Ciclo de Mostras BDMG Cultural 2021. Um ciclo que nasceu com a seleção pública de projetos em 2020 e se apresenta neste ano, em meio à pandemia. O Ciclo de Mostras já recebeu, na Galeria de Arte BDMG Cultural e em plataforma virtual, exposições de Clarice G Lacerda, da dupla Lucimélia Romão e Jessica Lemos e de Marc Davi. Todas as exposições estão disponíveis, virtualmente, em bdmgcultural.mg.gov.br/mostras

Funcionamento da Galeria de Arte

Seguindo os protocolos sanitários do Estado e do município de Belo Horizonte, a Galeria de Arte BDMG Cultural funcionará diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, com número de visitantes restritos. Será permitido público de, no máximo, 20 pessoas no espaço expositivo. O uso de máscara é obrigatório em toda a visitação.