Acervo Biblioteca

Seres-Rios

Seres-Rios

Gabriela Moulin (Org.), Bernardo Esteves (Org.), Júnia Torres (Org.), Marcela Bartelli (Org.), Wellington Cançado (Org.), Paula Lobato (Org.), Felipe Carnevalli (Org.)
BDMG Cultural
2021

Falar sobre rios é falar sobre seres, matérias, encantamentos, violência, vida e morte. É falar sobre o duo natureza e cultura que tanto tentou se apartar, mas que resiste em manifestos e festas. E pensar em rios no território das Minas e das Gerais é consagrar o maior número de bacias hidrográficas do país, onde abrigam-se nascedouros e grandes rios que seguem Brasil adentro e rumo ao Atlântico, abastecendo aquíferos e, por que não, imaginários de um mundo abundante.

O longo e cuidadoso processo de edição deste livro procurou fazer jus à enorme importância do que foi o Seres-Rios Festival Fluvial, realizado de forma online pelo BDMG Cultural entre os dias 2 e 16 de agosto de 2021.

Para guiar a leitora e o leitor em uma navegação aberta aos encantamentos desses cursos d’água, uma série de imagens, cantos, pensamentos e vozes – marcados graficamente em sua singularidade, sem perder de vista suas relações – confluem através das páginas deste livro.

Gabriela Moulin, Felipe Carnevalli e Paula Lobato
Coordenação editorial