Como a linguagem aproxima mundos?

Educativo Ciclo 02

Como a linguagem aproxima mundos?

Neste segundo ciclo de ações educativas, conversamos com três convidados cujas práticas empregam e indagam diferentes tipos de linguagem como forma de tradução entre mundos (o mundo da arte e o mundo da política, o mundo indígena e o mundo ocidental, o mundo da ciência e o do cotidiano).

Convidamos o artista visual Jonathas de Andrade, a cineasta e professora Sueli Maxakali e o jornalista Bernardo Esteves para conversar com Renata Marquez, professora da UFMG e uma das editoras da revista Piseagrama.

Nesses diálogos, abordamos a maneira como diferentes tipos de linguagem podem criar relações entre pessoas, grupos, modos de vida e formas de conhecimento. Buscamos abordar sobretudo a linguagem como forma de perceber as nossas diferenças, já que muitas vezes elas permanecem na invisibilidade.

Para ouvir, aperte o play e aguarde alguns instantes.

Ouça também no Spotify e SounCloud

  • 1. Podcast 04 | Jonathas de Andrade
    24:23
  • 2. Podcast 05 | Sueli Maxakali
    24:13
  • 3. Podcast 06 | Bernardo Esteves
    25:14

Renata Marquez

 

é professora da Escola de Arquitetura e Design da UFMG e coeditora da revista Piseagrama. Com doutorado em Geografia e pós-doutorado em Antropologia, pesquisa práticas curatoriais, teoria e crítica na interface entre arte, arquitetura, geografia e antropologia.

Sueli Maxakali

Presidente da Associação Maxakali de Aldeia Verde, fotógrafa, cineasta e professora do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Atua como artista, liderança e ativista da questão indígena, utilizando em seu trabalho várias linguagens como o canto, o desenho, a fotografia, o cinema e os adornos de miçanga.

Jonathas de Andrade

Artista visual e fotógrafo. Trabalha com instalações, fotopesquisas e vídeos abordando a dimensão social de uma série de urgências e desconfortos cotidianos. Jonathas é um artista pesquisador, interessado em articular a arte com outros campos do conhecimento por meio da criação de diversas narrativas espaço-temporais.

Bernardo Esteves

Jornalista e repórter da revista Piauí, onde escreve sobre ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia. Apresenta o podcast quinzenal “A terra é redonda”, abordando o olhar da ciência sobre questões da atualidade. É autor do livro “Domingo é dia de ciência – história de um suplemento dos anos pós-guerra”, publicado em 2006 pela Azougue Editora.