Como as imagens podem produzir vizinhanças?

Educativo Ciclo 01

Como as imagens podem produzir vizinhanças?

Neste primeiro ciclo de ações educativas, conversamos com três artistas cujos trabalhos nos ajudam a responder a seguinte pergunta: Como as imagens podem produzir vizinhanças?

Para isso, convidamos a artista visual Aline Motta, o  fotógrafo Guilherme Cunha (organizador do projeto Retratistas do Morro) e o cineasta Gabriel Martins (integrante da produtora Filmes de Plástico) para conversar com Aline Vila Real, gestora cultural de Belo Horizonte.

Nessas conversas, refletimos sobre como as imagens podem participar dos desafios do viver junto, seja tornando visíveis territórios e formas de vida em comunidade, seja criando possibilidades de compartilhamento e invenção de experiências coletivas.

Para ouvir, aperte o play e aguarde alguns instantes.

Ouça também no Spotify

• 1. Podcast 01 | Aline Motta
  • 2. Podcast 02 | Guilherme Cunha (Retratistas do Morro)
  • 3. Podcast 03 | Gabriel Martins (Filmes de Plástico)

Aline Vila Real

É formada em Comunicação Social com especialização em Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG. Foi integrante do Grupo Espanca! e coordenadora de produção do Teatro Espanca!, que recebe apresentações de espetáculos e eventos de arte contemporânea no hipercentro de Belo Horizonte. Foi uma das idealizadoras da mostra Polifônica Negra, participou dos projetos Coletivo Negras Autoras, Cia. Será Quê? De Dança e banda Black Sonora, e foi curadora no Festival de Arte Negra de Belo Horizonte em 2019 pela Fundação Municipal de Cultura, onde atualmente é Diretora de Promoção das Artes.

Aline Motta

É uma artista fluminense que vive em São Paulo. Combinando diferentes técnicas e práticas artísticas como fotografia, vídeo, instalação, performance, arte sonora, colagem, impressos e materiais têxteis, seu trabalho busca refletir e narrar histórias submersas sobre sua família, atravessadas por temas como genealogia, parentesco, gênero, mestiçagem, deslocamentos afro-atlânticos e os violentos processos da formação das famílias brasileiras.

Guilherme Cunha

É artista visual, pesquisador e idealizador do projeto Retratistas do Morro, cujo objetivo é contribuir para a construção de uma narrativa histórica das imagens brasileiras conectada ao ponto de vista de fotógrafos tradicionais que atuaram nas vilas, favelas e comunidades urbanas do país, a partir da metade do século XX. O projeto atualmente se dedica à preservação, catalogação, digitalização, restauração das fotografias e resgate das histórias de vida dos mestres retratistas João Mendes e do Afonso Pimenta, que desde o final da década de 1960 documentam o dia a dia dos moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

Gabriel Martins

Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, Gabriel Martins é formado em Cinema pela Escola Livre de Cinema, e em Comunicação Social pela UNA. Junto com André Novais, Maurílio Martins e Thiago Macêdo, fundou a produtora Filmes de Plástico que, desde 2009, vem realizando filmes premiados, ambientados nos bairros periféricos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e protagonizados por seus moradores e moradoras.