Audiovisual

Vencedores do 5º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento


O BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado apresentam os vencedores do 5º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento de 2018. Foram contemplados quatro cineastas em duas categorias: Estreante e Não Estreante. Segue abaixo a carta da comissão, assinada por Júnia Torres, Sávio Leite e Tatiana Carvalho Costa.

Categoria Estreante

A Mulher que eu Era (Karen Suzane Silva)

Embora um projeto de elaboração um tanto iniciante, se apresenta como um dos mais ousados do ponto de vista formal, nas experimentações e recursos expressivos que propõe, tanto quanto nas referências autorais apresentadas. Se constrói em torno de uma temática extremamente relevante, por uma jovem realizadora negra, experiente em outras funções de produção e que estreia como diretora.

Se propõe experimentar representações ressignificadas da mulher negra em seus espaços limitados e, com isso, pode criar uma conexão com a experiência de diversas mulheres em nossa sociedade. O planejamento para a realização do filme apresenta coerência no cronograma e orçamento. 

Abdução (Marcelo Lin) 

Projeto muito interessante que flerta com a science fiction, cita Jairo Ferreira e reflete sobre cinema de invenção. Tem experiência construída e colaborativa com o cinema mais interessante e inventivo da periferia e seus coletivos estéticos. 

A proposta é de que o filme seja inteiramente realizado no Aglomerado da Serra, com pegada documental, incorporando ao filme traços do cotidiano e da personalidade desse território. Parafraseando o diretor, "pretendendo que a ficção entre com muito respeito dentro do documentário". A defesa do projeto pelo proponente foi convincente sobre a sua capacidade narrativa e inventiva.

- Suplentes

1º Suplente: A Floresta e o Estrangeiro (Warlei de Assis Rodrigues) 

2º Suplente: Depois de Ontem (Luisa Bahuri Assis Lanna) 

Categoria Não Estreante 

Poética de Barro (Giuliana Danza)

Animação com proposta bastante amadurecida, que inova nos recursos expressivos propostos e técnicas, como a animação em argila em diálogo e aprendizado com tradição artística de populações tradicionais do estado - hoje majoritariamente exercida por mulheres, a modelagem cerâmica - de maneira formalmente criativa, não figurativa. Aborda conteúdo socioambiental.

Calmaria (Leonardo Cata Preta Souza)

Um dos roteiros mais bem acabados e redigidos no conjunto de inscritos, sem abrir mão da inventividade formal e apostas estéticas ousadas. Afirmação das questões negras de forma inventiva, essa premiação reconhece a potência do trabalho que surge da articulação de artistas negros maduros na cena contemporânea de Belo Horizonte, nesse filme que se propõe a abrir a autoria da obra aos atores que dela participam, inovando também nessa metodologia.

- Suplentes

1º Suplente: "História da Loucura" (Filmes do Cerrado Produções Cinematográficas LTDA)

2º Suplente: "Eu Durmo Comigo" (Ventura Produções Audiovisuais LTDA) 

Avaliação Geral

O resultado nas duas categorias procurou contemplar a paridade de gênero, garantindo às realizadoras mulheres igualdade de condições para produção, além de buscar premiar filmes que abordem temáticas conceitual e politicamente relevantes para o mundo contemporâneo, sem perder de vista a prioritária diretriz do edital no que diz respeito à invenção e experimentação formal.

Destacamos a qualidade de um grande número de projetos na categoria Não Estreante. Ressaltamos ainda, a dificuldade de premiar apenas duas obras em cada uma das categorias, o que demonstra o amadurecimento do campo cinematográfico local e a necessidade de ampliação de mecanismos para o seu fomento. Na composição deste resultado, levamos em conta a importante necessidade de democratização de recursos para que um maior número de grupos e artistas audiovisuais possam se expressar, permitindo a ampliação de perspectivas e o surgimento de novos realizadores e coletivos de produção na cena cinematográfica local, assim como a consolidação de trajetórias inventivas e, porque não, surpreendentes.

 

 

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