Materiais e Matérias

Diante do desenvolvimento da pesquisa, a introspecção dos estudos me aproximou fortemente da escrita e pensando que o projeto inicialmente seria uma cartilha (didática), decidi experimentar diversos meios de aprendizagem que estou utilizando enquanto processos. Textos, pinturas, desenhos, fotografias, colagens e vídeos, são alguns dos objetos explorados. 

Esqueleto do caderno de processos/cartilha de criação.

A utilização de cadernos, para elaboração artística, é um ambiente de anotações, desejos e angústias, que perpassam o artista. No contexto da arte educação, e eixo desta proposta, houvera muito mais vontade em elaborar práticas que pudessem ser compartilhadas, sem que houvesse orientação didática direta, para associar-se livremente a outros processos comuns e de caráter coletivo.

Perceber a arte educação enquanto arte, não somente educação em artes, é um desafio que coloca o profissional mediador em um ciclo de constantes variáveis.

Pintura livre com pincel aquarelável em papel com gramatura 300g e aplicações de purpurina diluída em goma laca.

 

Pintura livre com pincel aquarelável em papel sulfite com gramatura 75g reutilizado e aplicações em purpurina diluída em acrílico.

 

Caixa de materiais.

 

Como materiais temos sobras de papéis de impressão, tesoura, tintas, purpurinas, anilinas, álcool, estojo de canetas para aquarela, papel de gramatura 300g, cola, lápis, borracha, caneta, retalhos em jeans, goma laca, pincéis, rolo de pintura. Como matérias, temos a vida. 


Referências:

https://bdmgcultural.mg.gov.br/lab/2020/lab/artes-visuais/referencia/ensinando-a-transgredir-a-educacao-como-pratica-da-liberdade/

https://www.premiopipa.com/pag/fabio-morais/

http://www.forumpermanente.org/rede/temporada-de-projetos-na-temporada-de-projetos/textos/a-solidao-do-projeto