O LAB CULTURAL é um programa de valorização e incentivo à pesquisa de processos artísticos e culturais em Minas Gerais.

Entendendo que os processos são construções também coletivas, o programa valoriza a troca entre artistas, linguagens e com profissionais diversos do campo da arte e da cultura. Também valoriza a construção de uma rede de profissionais ligados à arte e cultura dentro do Estado de Minas Gerais, ampliando as possibilidades de realização local de atividades e não apenas a convergência para a capital. Lançado em 2020 pelo BDMG Cultural, o LAB CULTURAL publicou três editais – nas áreas de artes cênicas, artes visuais e música – respeitando a segurança sanitária necessária para a realização das atividades e todas as indicações científicas para isso. 

A primeira edição do programa recebeu 473 inscrições. Todas as propostas passaram pela triagem de documentação e adequação às regras do edital. Os projetos aprovados na triagem foram analisados e discutidos por juradas e jurados, dividas em três comissões de avaliação de cada uma das áreas contempladas no LAB Cultural: Artes Cênicas, Artes Visuais e Música e Experimentação Sonora.

Os projetos de artistas selecionados receberão tutela de profissionais das três áreas: a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô é a tutora de Artes Cênicas; a curadora, pesquisadora e crítica de arte Julia Rebouças é a tutora pela área de Artes Visuais; e o compositor e músico Rafael Martini é o tutor da área de Música e Experimentação Sonora. A tutoria do LAB Cultural contará com a assistência de Nina Bittencourt (Artes Cênicas), Melissa Rocha e Raylander Mártis (Artes Visuais) e Déa Trancoso e Felipe José (Música e Experimentação sonora).

Agora, o programa apresenta a presente plataforma com intuito de gerar compartilhamento de conhecimento e de processos, o que, em nossa visão, é um movimento necessário ao desenvolvimento da sociedade e ao entendimento da cultura como fator essencial a este desenvolvimento.

BDMG Cultural