Adriano Maximiano /

“Final” Reinados em 7 Cantos de Minas Conectados pelos seus Cantos e Rimas

A necessidade intima de entregar algum “produto final” ao LAB BDMG CULTURAL 2021, apesar de não ser o objetivo do LAB, me moveu a buscar transmitir um resumo sobre a experiência que tive durante todo o processo das viagens e gravações.

O Estudo continuará com a parceira do Tutor Gil Amâncio, faremos a analise rítmica através da ferramenta criada pelo Tutor, a plataforma  https://polymatic.ciberterreiro.org/#/ , que produz “guias” circulares com as marcações das batidas rítmicas, remetendo aos Pontos Riscados.

A produção de um produto audio visual será feita como documentário com 20 episódios, um para cada “Grupo” registrado (seguindo o conselho da Tutora Dione Carlos), que posteriormente será transmitido não somente na plataforma do Youtube, mas também organizaremos uma apresentação via Telão em cada cidade que participou do estudo.

Análise poética será feita segundo os “conceitos” tradicionais e pessoal do residente, inerentes ao senso de “Pertencimento Congadeiro” (baseado em reflexões do Tutor Ricardo Aleixo e da Leda Maria Martins).

A Tutora Aline Motta sempre frisou a importância do “apenas apertar o Rec” e que isso levaria a sensações transcendentes aos “registrados e a quem registra”, isso ficou nítido em cada foto usada no vídeo de apresentação final (vídeo abaixo) e principalmente nos relatos e fatos que envolveram as várias vidas que esse estudo atingiu (será retratado nos documentários).

Essa transcendência em nossa Tradição é muito bem representada na música “Raízes” do Grupo RAP 100 KO, por isso a escolha para produção do vídeo da apresentação final ao LAB.

O Grupo RAP 100 KO  é formado por 4 integrantes, onde 3 deles são do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da cidade de Ilicínea (https://www.facebook.com/Congo-e-Mo%C3%A7ambique-Ilic%C3%ADnea-MG-1036571929852211/ ) no qual o residente Adriano é Capitão de Coroa. O DJ Eduardo é Capitão do Moçambique, o Reinaldo (Preto Rei), dançador do Moçambique e o Silas (MC WS) Capitão do Congo, estes também fizeram parte do estudo, trabalhando nas gravações através do Galanga Estúdio  https://www.youtube.com/channel/UCPHTIRyYmmizz7RiQzeqwrA.

 

 

Seguiremos:

De Alma Aberta e Corpo Fechado!

Salve Sinhá do Rosário, São Benedito

Salve Galanga