Referências da Pesquisa: Capoeira (Ginga) e Breaking (Top Rock e Footwork)
Pesquisa: “Mandinga Um Diálogo entre a Dança de Rua e a Capoeira”
Mandinga: Segundo o que dizem muitos praticantes e mestres da capoeira: é a malícia, malandragem,remete a algo místico, tanto na vida como na capoeira.
Stance: Termo que se refere a uma característica de movimentação geralmente traduzida em poses egestos ligados ao contexto que da origem a dança Breaking, considerada a dança original da cultura Hip Hop.
Minha pesquisa propõe estabelecer uma relação entre a Capoeira e as danças urbanas, esta pesquisa faz emergir o despertar da ancestralidade negra, buscando a construção identitária e o resgate cultural e ancestral do meu povo.
A seguir um registro dos vários processos que compõem esta pesquisa, uma investigação corporal da “Ginga”
que na capoeira, é um tipo de movimentação que busca enganar ou iludir seu oponente, desnorteando-o e por onde os golpes e esquivas são encaixados. De forma híbrida com “Top Rock” e “Footwork” que são oriundos da Dança Breaking, sendo o primeiro a introdução da movimentação e por onde todas as transições para os movimentos de impacto são executadas, e o segundo, são movimentos de impacto executados em contato com o chão em trocas de posições rapidas, impulsos, saltos e apoios incomuns, com movimentações muito semelhantes com a capoeira. Ressaltando que ambas as movimentações tem berços em comum nas culturas afrodiásporicas.