Juliana Porfírio /

Alinhavo

 

Alinhavar:: etapa pré costura. 

Pés alados, braços elásticos, pulmões substituíveis, HD externo para memórias traumáticas, implante de lentes de contato, útero portátil, ar-condicionado acoplado, terceiro olho, terceiro braço, pele que não envelhece nunca. Já imaginou? 

Eu investigava linhas de fuga para o corpo capturado na trama invisível dos dispositivos,  quando ouvi falar em Tecnologias Vestíveis. Me pareceu incrível que pudéssemos redesenhar o corpo (por dentro e por fora) a partir de intervenções tecnológicas aplicadas ao que vestimos ou a acessórios a tiracolo. 

Expectativa ou realidade?

A sinergia entre os campos da moda, do design, da arte, da ciência e da tecnologia estão nos aproximando de uma estética que até então parecia possível apenas nas narrativas de ficção científica. A decisão de investigar e refletir o tema no campo da arte, e na filosofia , abriu a pesquisa para um enorme campo de possibilidades e experimentações.

No processo de alinhavar, as partes vão sendo trabalhadas separadamente até que começam a fazer sentido juntas.

Teste daqui, dali. Invenção de métodos. Resgate de técnicas. Miscelânea. Vale tudo antes da costura final. É o momento das experimentações e da bagunça constante na cabeça e no espaço de trabalho.