Ciclo de Mostras BDMG Cultural 2021

Ciclo de Mostras
BDMG Cultural 2021

Resultados divulgados em 13 Jan

O edital de concorrência pública Ciclo de Mostras BDMG Cultural busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas em Minas Gerais, com o objetivo de dar apoio e incentivo para artistas com carreira em desenvolvimento. Em 2021, o edital seleciona quatro projetos de ocupação da Galeria de Arte do BDMG Cultural e viabiliza, para cada exposição, a produção de catálogos e reembolso financeiro de R$ 5 mil, além da montagem e divulgação durante o período de ocupação da galeria.

Publicado em novembro de 2020, o edital Ciclo de Mostras BDMG Cultural 2021 contabilizou com 114 inscrições de projetos de artistas de Minas Gerais ou residentes no estado há mais de dois anos. A comissão de seleção foi formada pela gestora e educadora em museus, curadora e pesquisadora nos campos da arte, educação e cultura Janaína Melo; pela artista visual e pesquisadora Juliana Gontijo; e pela artista plástica, designer, cantora e letrista Leonora Weissmann.

Conheça os projetos selecionados

1. Dupla Affonso Uchôa e Desali – Contagem
2. Clarice G Lacerda – Belo Horizonte
3. Dupla Lucélia Romão e Jessica Lemos – São João Del Rei
4. Marc Davi
– Belo Horizonte

Projetos suplentes

Primeiro Suplente: Dyana dos Santos
Segundo Suplente: Pedro Ton

Depoimentos

A comissão de seleção do Ciclo de Mostras BDMG 2021 comenta sobre o resultado do edital.

Janaina Melo
Uma seleção é sempre uma ótima oportunidade de nos aproximarmos da produção artística em Minas Gerais. Nas mais de cem propostas recebidas, percebemos diferentes abordagens de questões atuais: identidades, alteridade, decolonialidade e representação. Propostas como esta nos convidam a refletir sobre os desafios e possibilidades do mundo pós-pandêmico que construiremos coletivamente.

Juliana Gontijo
Participar da banca de seleção da programação do Ciclo de Mostras foi um grande desafio, recebemos inúmeros projetos interessantes e bem realizados que revelavam grandes urgências de nossos tempos. Fico feliz com o resultado em que chegamos e espero que esse conjunto de mostras possa contribuir com nossas reflexões e discussões sobre o tempo em que vivemos e os tempos por vir.

Leonora Weissmann
Participar do processo de seleção para as próximas exposições do edital Mostras BDMG Cultural 2021 foi uma experiência muito rica, densa e desafiadora. Foram 114 propostas, dentre as quais muitas excelentes. Fiquei feliz por ver tantos projetos e trabalhos fortes e necessários nesse momento histórico tão difícil que atravessamos e conhecer tantos artistas que não conhecia. Não foi tarefa fácil para mim selecionar tão poucos em tamanha variedade e qualidade. Por sorte e feliz escolha do BDMG Cultural e equipe, excelente coordenação, orientação e diálogos, contei com uma ótima comissão que através da troca e do debate proporcionou um forte e potente conjunto de propostas selecionadas. Ficamos todos muito satisfeitos com a nossa difícil mas necessária tarefa.