14 de dezembro de 2021
Calendário Ecológico da Quebrada – Lixo em Pauta
A Agenda Sustentável do Morro do Papagaio
Partindo do desenvolvimento realizado durante os meses de Urbe Urge, tanto internamente no coletivo, quanto com o apoio dos interlocutores e colaboradores do programa, percebemos que o projeto deveria propor uma solução que apontasse para o futuro e para a continuidade de ações de sustentabilidade no contexto do Morro do Papagaio.
Aliado a isso, percebemos que um importante sintoma da gestão incorreta dos resíduos por parte da população local são as pilhas e pilhas de sacolas de lixo que se acumulam irregularmente nas ruas da comunidade, como comentado no texto A URGÊNCIA DA URGÊNCIA – REFLEXÕES SOBRE O LIXO NAS FAVELAS. Apesar desse acúmulo, que traz à comunidade inúmeras problemáticas que vão além da poluição visual, a coleta de resíduos é realizada pela SLU de segunda a sábado, apenas com exceção aos domingos.
Diante dessas informações percebemos que o que acontece a esse respeito é que grande parte da população leva o lixo para fora de casa em um horário posterior à passagem do caminhão de coleta de lixo da SLU, que acontece por volta das 8 horas da manhã nos dias mencionados acima, o que faz com que todo o material descartado só venha a ser recolhido no dia seguinte e, a depender de onde e como é descartado, dias depois.
A partir desses apontamentos percebemos a importância da agenda, como forma de trazer ao cotidiano dos moradores as datas comemorativas a respeito de iniciativas ambientais e também, já que estamos trabalhando com os dias e semanas, trazer a informação correta sobre o horário de descarte de sacolas de lixo na comunidade. Sabemos que outras iniciativas poderão ser implementadas para melhor destinar os resíduos gerados na favela (dezenas de toneladas por semana), mas encarando as pilhas de lixo como a urgência da urgência, sendo também um sintoma incontestável de racismo ambiental, uma vez que não encontramos problemas semelhantes no asfalto ou nos bairros de elite ao redor da comunidade.
O calendário é composto de duas partes e foi projetado para ser fixado à geladeira por meio de ímas. A parte fixa é um formato A3 e deverá ser impresso em material resistente e de alta gramatura. As folhas dos meses têm 240×240 mm e deverão ser impressas em papéis de baixa gramatura colados na parte superior para serem destacados conforme os meses passam.
Calendário Ecológico da Quebrada 2022 na íntegra. Abaixo, uma prévia de como fica o layout da parte fixa com a página de janeiro:
Calendário Lixo em Pauta 2022 com páginas