16 de setembro de 2021
Frederico Duarte
Indicações preparatórias para a live com Frederico Duarte no dia 22 de setembro
Seguindo com a agenda de encontros do programa Urbe Urge, receberemos Frederico Duarte, crítico e curador, graduado em design de comunicação em Lisboa com mestrado em crítica de design na School of Visual Arts em Nova Iorque. Atualmente desenvolve sua tese de doutorado sobre design brasileiro contemporâneo na Birkbeck College, University of London e no Victoria & Albert Museum intitulada “The contemporary challenge of curating Brazilian design” e é co-curador da candidatura de Alcobaça a cidade criativa da UNESCO pela gastronomia. Reunimos as seguintes indicações que permitem conhecermos um pouco dos trabalhos dele:
Brasil hoje
Nosso interlocutor convidado foi curador da exposição Como se Pronuncia Design em Português: Brasil Hoje no MUDE em Lisboa em 2017 – uma exposição sobre o Brasil e o design no século XXI, esta exposição reúne uma seleção de projetos e livros sobre design e designers brasileiros. Em seu blog, Frederico apresenta uma resenha breve e disponibiliza o rico catálogo desta exposição – acesse o texto aqui.
Design democrático e contra a desigualdade
Em entrevista concedida à revista HAUS, da Gazeta do povo, Frederico expõe enfaticamente seus posicionamentos críticos a cerca do papel do design brasileiro e do que é reconhecido como design no Brasil.
É necessário promover uma prática de design de resistência e de salvaguarda dos direitos humanos e ambientais, da ancestralidade dos povos indígenas e da expressão das minorias
Confira o texto completo aqui.
O fator Favela
Este ensaio foi publicado no número 376 da revista Projeto Design, em Junho de 2011. Nele, Frederico analisa os rumos que o design brasileiro pode seguir dentro do contexto internacional, reunindo uma gama de diversos exemplos e presenças culturais brasileiras e refletindo sobre função social do design no Brasil. Uma crítica sobre a oportunidade e o oportunismo social no trabalho de alguns designers brasileiros.
Se ao longo do século 20 o design foi tido como uma atividade desempenhada por uma elite para uma elite (nada que seja exclusivo do Brasil), no século 21 as coisas estão diferentes. Progressivas mudanças no ensino, na prática, na cobertura midiática ou mesmo no reconhecimento institucional da profissão têm contribuído para uma alteração significativa do impacto econômico e da função social do design no Brasil.
Confira o ensaio completo neste link.
O design nosso de cada dia
Frederico também mantém, em seu blog, uma coleção de resenhas e comentários sobre o design presente em objetos cotidianos como embalagens, placas de rua, moedas e afins. Estão reunidas pela categoria “O design nosso de cada dia” – confira aqui.
LIVE
Nossa conversa com Frederico Duarte será feita no dia 25 de agosto, às 14h30. Não deixe de acompanhar por este link: