20 de setembro de 2021
Infográficos do processo de mapeamento das práticas do ROMZÂ
Olá a todas, todos e todes!
Nesta postagem apresentamos dois infográficos que têm nos auxiliado no processo de mapeamento das práticas do coletivo de agricultoras e agricultores Xakriabá – o ROMZÂ.
O primeiro infográfico é um diagrama que contextualiza o mapeamento colaborativo do ROMZÂ. Nele estão questões relacionadas à Terra Indígena Xakriabá com base em experiências de Rebeca e Tito junto aos indígenas e, principalmente, em percepções compartilhadas por Zeza, que vive no território. As caixas em marrom trazem os agentes de base deste mapeamento: a Terra Indígena Xakriabá, as Escolas Indígenas neste território, os processos de alimentação e o contexto do próprio mapeamento. As caixas alaranjadas mobilizam ações e práticas políticas que têm contribuído positivamente com o processo. Já aquelas em cinza escuro, são ações que têm tensionado negativamente a rede. Por fim, as caixas em cinza claro identificam realidades do contexto Xakriabá que podem se tornar desafios ou potencialidades conforme forem trabalhadas.
O segundo infográfico é um mapa com a localização das roças cultivadas pelos primeiros associados do ROMZÂ. Dentro dos círculos, informações sobre os grupos familiares e as aldeias onde estão as roças. Através das cores, a evolução das visitas realizadas durante o programa Urbe Urge. Como base, as áreas do território já homologadas e aquelas em fase de registro formal, as chamadas retomadas. Estas últimas são particularmente importantes para o processo de soberania alimentar e hídrica, pois representam a luta atual dos Xakriabá para ampliar o acesso a um recurso altamente escasso na região: a água. Uma das intenções deste infográfico é que os associados tomem conhecimento sobre as roças uns dos outros, fortalecendo o coletivo.
Nossa caminhada segue evoluindo passo a passo, como fazem as formiguinhas. Com ajuda das imagens a trilha vai ficando mais visível. Continuem com a gente!