29 de outubro de 2021
Paulo Tavares
Indicações preparatórias para a live com Paulo Tavares no dia 03 de novembro
Paulo Tavares é arquiteto e pesquisador, e atualmente vive na América do Sul. Seu trabalho integrou exposições e publicações em diferentes países, incluindo Harvard Design Magazine, a Trienalle de Arquitetura de Oslo, a Bienal de Design de Istambul, e a Bienal de Arte de São Paulo. É autor dos livros Selva Jurídica (2014), Memória da Terra (2018) e Des-Habitat (2019).
Para nossa conversa, sugerimos que conheçam a trajetória, os trabalhos e pensamentos de nosso convidado conforme ele mesmo nos apresenta no site: paulotavares.net
Memória da Terra
— Se há um direito à cidade e, sobretudo, um direto à vida, podem a arquitetura, o urbanismo e o design ser concebidos como forma de advocacia desses direitos?
Compartilhamos aqui com vocês o projeto Memória da Terra, neste trabalho Paulo Tavares exercita essa hipótese criticamente, mobilizando técnicas e práticas desses campos do saber para fundamentar uma defesa substancial dos direitos dos povos indígenas.
No relatório, nos é apresentado um parecer detalhado sobre o processo de deslocamento compulsório ao qual a população Xavante de Marãiwatsédé foi submetida durante décadas para que empreendimentos agropecuários e obras de infraestrutura fossem instalados em suas terras. O acervo documental compilado e analisado, que inclui uma série de cartografias inéditas identificando antigos assentamentos Xavante, também oferece um corpo de evidências irrefutável da ancestralidade da ocupação indígena no território de Marãiwatsédé.
O documento pode ser acessado na íntegra aqui.
Violação de direitos deixa sempre cicatrizes. Essas cicatrizes são, ao mesmo tempo, psicológicas, espaciais ou geográficas e também físicas. Em todos os casos, a reparação exige uma cuidadosa arqueologia, feita com novos métodos e epistemologias capazes de desvelar os sujeitos apagados nos processos de colonização
Live
Nossa conversa com Paulo Tavares será no dia 03 de novembro, às 14h30. Não deixe de acompanhar por este link: