Caderno do Mapeamento Colaborativo do ROMZÂ

Salve pessoal!! Esperamos encontrá-los muito bem! Nesta postagem vamos compartilhar experiências sobre o processo de construção do caderno de produtores do ROMZÂ, resultado da finalização da etapa de visitas em campo. Venha com a gente!

O processo

Uma etapa importante do nosso mapeamento foi a das visitas em campo, realizadas por Zeza com apoio do Sr. Nico, João Batista e Kayan. Todos Xakriabá. A partir das visitas, pudemos conhecer um pouco mais as roças dos associados indígenas, registrar desafios apresentados pelas famílias e identificar produtos que podem ser ofertados nos editais de compra de alimentos.

Ao longo do processo os associados trocaram conhecimentos, sementes e experiências práticas, trazendo mais força e união para a rede de agricultoras e agricultores do ROMZÂ.

Capa do caderno Mapeamento Colaborativo do Romzâ

 

O Caderno

As informações registradas em campo foram organizadas em um caderno intitulado Mapeamento Colaborativo do Romzâ contendo:

  • mapa localizando a aldeia de cada roça no território Xakriabá. Constam no mapa, além das terras oficialmente demarcadas, as áreas de retomada, tornando-o um instrumento que pode apoiar também a luta por terra e território
  • uma página para cada uma das 14 roças mapeadas com informações sobre os agricultores, o manejo da água, os produtos cultivados e o uso de práticas agroecológicas

Durante o primeiro encontro das agricultoras e agricultores, realizado em setembro de 2021, uma versão prévia do caderno foi impressa e apresentada por Zeza aos demais. A ideia é que o caderno possa ser atualizado ao longo do tempo, contribuindo na gestão do coletivo ROMZÂ.

Exemplo de página com informações de roça visitada no mapeamento

 

Em breve informações sobre novos materiais gráficos que temos produzido…

Avante!

Deixe um comentário