Calendário Interativo de Plantio e Colheita

Caríssimas e caríssimos, salve! Nesta postagem vamos compartilhar nosso processo de criação do Calendário Interativo de Plantio e Colheita que deverá apoiar atividades produtivas e educativas no território Xakriabá. Vem conosco?

Inspiração nos calendários socioculturais

Desde o início dos nossos trabalhos, Zeza vem compartilhando o modo Xakriabá de contar histórias e a falar sobre a vida comunitária por meio dos círculos. Ela trouxe para nosso projeto o protagonismo do tempo circular por sobre o tempo linear, habitualmente vivenciado nos mundos urbanos.

Esta forma de lidar com o tempo aparece como uma prática viva e ativa nas escolas Xakriabá, por meio dos calendários socioculturais, inspirados em uma prática pedagógica criada no México chamada Método Indutivo Intercultural. Nesses calendários, os tempos da vida da comunidade – tempos das estações, da agricultura, da caça, das festas, das brincadeiras, entre outros – adentram a escola e o planejamento das atividades anuais.

Calendário sociocultural pintado na parede durante atividade em escola Xakriabá.

 

Surgimento da ideia 

A ideia de criar o Calendário Interativo de Plantio e Colheita surgiu a partir do 1º encontro das agricultoras e agricultores do coletivo ROMZÃ, que ocorreu em 12 de setembro, convocado por Zeza e Seu Nicolau. A partir do que foi conversado no encontro, Zeza nos trouxe a demanda de organizar a produção dos associados. Melhor dizendo, surgiu a necessidade de dar visibilidade aos tempos de colheita – e, consequentemente, aos tempos de plantio – para embasar a elaboração dos editais de compra das escolas.

Os desafios: aproximar os produtores familiares e os compradores. Conectar a merenda das crianças aos alimentos produzidos no território. Gerar renda. Retomar o consumo de alimentos regionais. Fortalecer o hábito alimentar dos Xakriabá. 

Com base nas demandas da associação de agricultores e nos calendários socioculturais surgiu a ideia da criação do Calendário Interativo de Plantio e Colheita que deve servir tanto ao ROMZÃ quanto às escolas Xakriabá.

O calendário interativo de plantio e colheita

Para a elaboração do calendário, além de nós [Rebeca, Tito e Zeza] e da Luiza [estudante de arquitetura], participaram ainda alguns indígenas. Os Xakriabá têm muitos artistas com talento para desenhos e pinturas. Para a criação da base do calendário contamos com referências de desenhos cedidos pelo Edgar Xakriabá. Para os desenhos das figurinhas contamos com o apoio do desenhista Geilson. 

Definimos que a base do calendário será um círculo com cerca de um metro de diâmetro, impresso em base rígida que permita durabilidade e possa ser fixada na parede ou apoiada em superfícies horizontais. A ideia é que o calendário possa ser reutilizado para novas interações sempre que necessário, além de ficar exposto como painel ilustrativo e informativo. Emoldurada pelos símbolos e grafismos Xakriabá, com a logomarca do ROMZÃ ao centro, a base do calendário irá representar o tempo a partir da divisão em 12 partes, uma para cada mês do ano.

Base do Calendário Interativo de Plantio e Colheita.

 

As figurinhas serão impressas separadamente para alimentar o calendário com novas informações. Serão fixadas de modo que possam ser retiradas ou reposicionadas quando necessário, possibilitando interações diversas ao longo do tempo. O conteúdo serão ilustrações e textos representando:

  • As espécies de cultivo mapeadas durante as visitas aos agricultores do ROMZÃ, somando um total de 42 alimentos. Estas figurinhas foram divididas em dois grupos, o primeiro representando o plantio – figurinhas menores e com fundo na cor marrom – e o segundo representando a colheita – figurinhas maiores e com fundo na cor verde;
  • As fases da lua: nova, crescente, cheia e minguante. As ciências do cultivo de alimentos Xakriabá identificam as fases corretas da lua para plantar e colher cada espécie. Alguns destes conhecimentos foram compartilhados nas visitas às roças e a ideia é que surjam novamente com o uso coletivo do calendário;
  • O ‘tempo das águas’ e o ‘tempo da seca’, baseado na divisão dos tempos usada pelos Xakriabá. Um dos fatores relacionados com as mudanças climáticas – conhecido e reforçado durante as visitas – é a alteração dos tempos das águas (cada vez mais curtos e concentrados) e da seca (cada vez mais prolongados e intensos);

Além disso, serão produzidas figurinhas vazias para que novos alimentos e outros conhecimentos possam ser anotados e inseridos no calendário.

Exemplos de figurinhas para interação sobre o calendário.

 

Uso do Calendário Interativo nas reuniões do ROMZÃ

As agricultoras e os agricultores terão a possibilidade de definir os momentos de plantio e prever os momentos de colheita das espécies que cultivam. Identificar os tempos de plantio possibilitará ao coletivo organizar quem planta o quê e quando, passando de um planejamento individual para um planejamento conjunto. Demarcar os momentos de colheita possibilitará a organização do escoamento, venda e troca da produção. 

Uso do Calendário Interativo nas escolas

As escolas poderão visualizar os produtos que o coletivo ROMZÃ irá colher e quando, podendo ajustar seus editais de compra para aproveitar ao máximo a produção local. Além disso, o calendário será utilizado com as alunas e os alunos, contribuindo nas práticas escolares como ferramenta de ensino apropriada ao contexto Xakriabá.

Simulação de uso do Calendário Interativo de Plantio e Colheita.

 

A criação do calendário tem sido importante para nós como desfecho do trabalho realizado durante o programa Urbe Urge. Que ele possa ser utilizado, reconfigurado, adaptado, indigenizado e que fortaleça as lutas Xakriabá por sua autonomia. Avante!

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