26 de agosto de 2021
Conheça o Movimento #EuAmoMinhaQuebrada
Movimento Eu Amo Minha Quebrada! Um pouquinho da história…
Em 2013, Júlio Fessô criou o “Movimento Eu Amo Minha Quebrada” através de uma oficina de fotografia para adolescentes, na qual o objetivo era mostrar a realidade do território a partir do olhar de cada adolescente, priorizando suas vivências criativas na Quebrada. Contrapondo os estereótipos criados pela mídia tradicional que, rotineiramente, coloca as Favelas nas páginas policiais, o Movimento mostra que as Favelas são repletas de coisas boas, para além dos estereótipos.
Em um aglomerado de favelas, carente de recursos e sem políticas públicas que favoreçam a formação cidadã em sua totalidade, faz-se necessário a implantação de projetos de impacto social. Buscamos criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania, autoestima e identificação de suas potencialidades.
O Movimento Eu Amo Minha Quebrada tem seu espaço físico situado no Morro do Papagaio em Belo Horizonte. Local utilizado para várias atividades e que guarda livros, objetos pedagógicos, brinquedos, material de futsal, etc. Diante da pandemia de Coronavírus, foram criadas ações específicas voltadas para orientação e prevenção contra a transmissão do vírus. Paralelamente, realizamos ações de bem viver: doações de cestas básicas, roupas, fraldas geriátricas, produtos de higiene e limpeza, gás de cozinha, cobertores, material escolar, dentre outros.
Início da consciência ambiental
Em 2014, durante as oficinas de fotografia, foram identificados locais com acúmulo de lixo. Desde então começamos a trabalhar com a comunidade sobre o consumo consciente e descarte correto dos resíduos através de palestras nas escolas, publicações nas redes sociais, oficinas de reciclagem e ações de revitalização de espaços, como pintura e plantio de árvores.
Se o lixo é um problema, nós somos a solução.
Seguimos na luta por uma Quebrada sustentável!