13 de dezembro de 2021
Experimentando o Calendário Interativo de Plantio e Colheita
No dia 05 de dezembro de 2021, as agricultoras e os agricultores do coletivo ROMZÃ se encontraram no território indígena Xakriabá para sua segunda reunião geral desde a fundação do coletivo. Nem todos os associados puderam estar presentes devido às intensas chuvas que, apesar de trazem boas perspectivas para o plantio, por vezes prejudicam o deslocamento entre as aldeias. Compareceram cerca de metade dos associados e estes puderam experimentar o Calendário Interativo de Plantio e Colheita, resultado do nosso trabalho no Urbe Urge.
Para a reunião, viabilizamos um protótipo composto pela base do calendário impressa em adesivo e fixada sobre placa rígida de PVC e pelas figurinhas impressas em adesivos destacáveis. A dinâmica da reunião foi baseada na interação sobre o protótipo, possibilitando aos agricultores discutir práticas ligadas ao plantio e colheita. Segundo Zeza, que esteve presente, a linguagem visual que adotamos tanto na base do calendário quanto nos desenhos das figurinhas foi facilmente absorvida pelas/os agricultoras/es.
As figurinhas que representam os tempos das águas e da seca, assim como aquelas que representam as fases da lua, possibilitaram boas trocas entre os mais velhos e os jovens presentes. Alguns jovens foram motivados a colocar em prática conhecimentos compartilhados durante o encontro. Além disso, a montagem do calendário possibilitou ao grupo iniciar a organização da colheita da produção para atender ao próximo edital de compra de alimentos pelas escolas.
A experimentação prática sobre o protótipo também nos permitiu mapear ajustes para a próxima impressão como, por exemplo, o aumento da quantidade de figurinhas de determinados alimentos e a criação de bases separadas para organizar o plantio e a colheita. Nossos próximos passos serão, além dos ajustes, a impressão de 12 cópias do calendário que devem ser enviadas para cada uma das 10 escolas-sede Xakriabá, além das duas para o coletivo ROMZÃ.
Encerramos por aqui as postagens do processo de trabalho no Urbe Urge. Como é possível perceber, muito foi feito e há muito a se fazer. Nosso projeto contribuiu como parte de algo que, assim como um rio alimentado por seus afluentes, vai se encorpando e seguindo seu curso. Como diria o sábio pensador e agricultor Nego Bispo: início, meio, início. Assim enxergamos o trabalho desenvolvido até aqui. Sigamos circulando nossas lutas junto com o povo Xakriabá!