JARDIM SAGRADO NO KILOMBO SOUZA

Nsoromma

NSOROMMA. FONTE: INSTITUTO DE PESQUISA E ESTUDOS AFRO-BRASILEIRO – IPEAFRO, 2021.

Adinkras são um conjunto de símbolos dos povos Akan do oeste de África, que representam ideias expressas em provérbios. O Adinkra utilizado para ilustrar essa postagem é o ‘’Nsoromma’’ –  Filha do céu. Símbolo da fé, da lealdade e da honra de servir ao Ser Supremo.’’ (IPEAFRO, 2021).

Gláucia visita o mudário da PBH para buscar mudas de plantas sagradas para o Kilombo Souza

A partir das discussões sobre implementa e resgate das práticas agroecológicas no Kilombo Família Souza, apareceu a pauta e a necessidade de discutir sobre as ervas ritualística e medicinais, portanto, membros da família Souza entenderam como importante estabelecer o resgate do plantio de tais ervas, seja para fundamentação espiritural do território e proteção, para uso medicinal ou mesmo ritualístico.

Mesa com alguma das sementes doadas para a família Souza

A Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura  – Departamento de Patrimônio Cultural e Fundação de  Parques Municipais e Zoobotânica foi responsável pela doação das mudas plantadas no Jardim Sagrado do Kilombo Família Souza. A PBH doou 19 mudas: Folha da Riqueza, Erva Doce, Alecrim do Campo, Calêndola, Quitoco, Mirra, Capeba,  Lágrima de Nossa Senhora, Capim Limão, Arruda, Colônia, Macaé, Hortelã, Manjericão, Manjericão roxo, Dolar, Alecrim da Horta, Algodão e Girasol.

As atividades e a oficina para realização do plantio do Jardim Sagrado foi oferecida pela engenheira agrônoma Maysa Mathias, Monaksuadeua. Para fundamentação espiritural do território, a família Souza optou por realizar o plantio das ervas sagradas em três canteiros distintos espalhados pelo território do Kilombo Souza. Além do processo de plantio, Maysa auxiliou e discutiu processos de cuidado, de rega, função e uso de algumas ervas medicinais, como evitar e tratar pragas, etc, em um processo de interlocução e troca com o conhecimento que os membros da família Souza participantes da atividades já possuiam. Importante ressaltar que a Maria Adélia é a guardiã das sementes e mudas que chegam ao Kilombo Souza, ela já possui um viveiro no quintal de sua casa e ressalta a importância dos aprendizados com sua mãe e avó e a antiga matriarca do Kilombo Souza, Dona Maria de Souza, avó de Glaucia e Simone, todas participantes do projeto Urbe Urge.

Antes de iniciar o processo de plantio é importante que seja realizado um processo de tratamento do solo que irá receber as novas mudas, remexendo o mesmo com o auxilio de uma enxada e acrescentando adubo ou terrra, quando necessário.

Após o tratamento do solo, é realizado o processo de desenvazar as mudas.

Esse processo é realizando dando leves batidas para que o solo compactado dentro do recipente de armazenamento da muda solte e seja possível extrair a mudar e transferí-la para o novo local de plantio.

Após o processo de desenvase,  é cavado o burado onde será introjetada a muda, também conhecido como berço. O torrão de terra contendo a muda é transferido para o solo, coberto novamente do terra e regado.

Após a rega, orienta-se que seja colocado algum tipo de cobertura no solo, para que evite a perda de úmidade. Neste caso, foi utilizado palha para cumprir a função de cobertura vegetal.

Registros fotográficos da oficina

Modupé por nos acompanharem até aqui!

Referências bibliográficas

Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiro – IPEAFRO. Adinkra Nsoromma. <https://ipeafro.org.br/acervo-digital/imagens/adinkra/> Acesso em 29 de julho de 2021.