Logomarca do coletivo ROMZÃ

Salve pessoal!! Estamos caminhando para a reta final do programa Urbe Urge. Nossos esforços estão direcionados para a produção de materiais gráficos que possam fortalecer as ações do coletivo ROMZÃ. Hoje vamos compartilhar o processo de criação da logomarca que desenvolvemos para o Coletivo.

O Processo

O desafio de criar uma logo passa por sintetizar, em um recurso imagético, questões importantes para a identidade do coletivo a que ela se refere. Aqui alguns pontos-chave que nos guiaram:

  • A ideia de semente, significado da palavra ‘romzã’ na língua Akwen-Xakriabá;
  • A importância e força das ações coletivas para os Xakriabá;
  • O cuidado e as ciências que envolvem o trabalho da terra pelos agricultores do coletivo;
  • As pinturas corporais que mobilizam significados como as ações das águas, de seres da flora e fauna e das mulheres do território.

A partir deste pontos pudemos desenvolver algumas opções para a marca, contando com a ajuda da estudante de arquitetura Luiza do Nascimento.

Opções desenvolvidas no processo de criação da logomarca do ROMZÃ

A logomarca

Zeza apresentou as ideias iniciais para alguns moradores da TIX, que a ajudaram a definir por qual caminho seguir. A partir do retorno dos Xakriabá, realizamos ajustes e chegamos à proposta final para a logomarca.

Versão final da logomarca do ROMZÃ

 

Esta logomarca será a base para os materiais gráficos seguintes que estamos produzindo. Continuem nos acompanhando!

Deixe um comentário