12 de novembro de 2021
Logomarca do coletivo ROMZÃ
Salve pessoal!! Estamos caminhando para a reta final do programa Urbe Urge. Nossos esforços estão direcionados para a produção de materiais gráficos que possam fortalecer as ações do coletivo ROMZÃ. Hoje vamos compartilhar o processo de criação da logomarca que desenvolvemos para o Coletivo.
O Processo
O desafio de criar uma logo passa por sintetizar, em um recurso imagético, questões importantes para a identidade do coletivo a que ela se refere. Aqui alguns pontos-chave que nos guiaram:
- A ideia de semente, significado da palavra ‘romzã’ na língua Akwen-Xakriabá;
- A importância e força das ações coletivas para os Xakriabá;
- O cuidado e as ciências que envolvem o trabalho da terra pelos agricultores do coletivo;
- As pinturas corporais que mobilizam significados como as ações das águas, de seres da flora e fauna e das mulheres do território.
A partir deste pontos pudemos desenvolver algumas opções para a marca, contando com a ajuda da estudante de arquitetura Luiza do Nascimento.
A logomarca
Zeza apresentou as ideias iniciais para alguns moradores da TIX, que a ajudaram a definir por qual caminho seguir. A partir do retorno dos Xakriabá, realizamos ajustes e chegamos à proposta final para a logomarca.
Esta logomarca será a base para os materiais gráficos seguintes que estamos produzindo. Continuem nos acompanhando!