Zoy Anastassakis

Indicações preparatórias para a live com Zoy Anastassakis no dia 27 de outubro

Esta semana recebemos como interlocutora do Urbe Urge a designer e pesquisadora Zoy Anastassakis. Zoy foi diretora e é professora adjunta da Escola Superior de Desenho Industrial/ESDI-UERJ, onde coordena o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA). Com mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, coordena o Programa de Estudos em Humusidades e é autora de “Triunfos e Impasses: Lina Bo Bardi, Aloísio Magalhães e o design no Brasil” (2014), “Refazendo tudo: confabulações em meio aos cupins na universidade” (2020). Atualmente escreve, com Marcos Martins, o livro “Under Attack! Design Lessons from the Global South” para a coleção “Design in Dark Times/ Radical Thinkers in Design”.

Reunimos as seguintes indicações que permitem conhecermos um pouco de seus trabalhos:

Design e antropologia: novas interações para pensar as questões sociais

E uma entrevista cedida ao Instituto Humanitas Unisinos, Zoy elabora uma compreensão de design como prática conjunta, em contraposição àquela ideia usualmente aceita de design enquanto prática autoral, em que o/a designer responde a uma demanda de quem está contratando seus serviços.

Como pesquisadora em design, entendo que o design não deve ser encarado como solucionador de problemas, nem como algo que irá propor a melhoria do mundo, porque, como antropóloga, entendo que não podemos acreditar que existe uma linha única de progresso ou de evolução, ou algo que é pior e algo que é melhor.” 

Ao longo da conversa, a pesquisadora nos apresenta diferentes formas através das quais o design, enquanto disciplina, pode interagir com a antropologia, criando práticas que se localizem entre os dois campos, permeadas por modos de fazer antropologia por meio do design e/ou design por meio da antropologia.

Esse é um diálogo fundamental para pensarmos o espaço urbano atualmente: nele essas duas áreas se encontram, e situam o designer enquanto parte do lugar, e não como alguém que olha o espaço de fora. Assim, as questões se deslocam, e os pesquisadores se colocam em seus projetos também enquanto cidadãos.

Projeções, provocações e especulações entre Design e Antropologia no centro da cidade do Rio de Janeiro

Nesse artigo publicado no livro Expressões Artísticas Urbanas: etnografia e criatividade em espaços atlânticos (2015), a autora parte das mudanças vivenciadas pela cidade do Rio de Janeiro – em especial a partir dos grandes eventos que sediou no período – para pensar um espaço público investido por novos significados, vindos tanto de instâncias de poder quanto das resistências a elas. 

Na pesquisa, Zoy traz discussões sobre os modos como os fenômenos sociais urbanos podem dialogar com a produção de conhecimento formal, levantadas durante uma colaboração entre a ESDI e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, ambos localizados no centro histórico da cidade. Essa região em que tais instituições se encontram serviu de mote para uma série de encontros entre pesquisadores do IFCS e da ESDI. Elaborando a discussão sobre Design e Antropologia, a pesquisadora enfatiza a necessidade de a academia dialogar com os fenômenos que afetam os espaços onde ela mesma se insere. 

Refazendo tudo: confabulações em meio aos cupins na universidade

Publicado em 2020 pela Zazie Edições, este livro reúne dois ensaios que abordam o movimento Esdi Aberta, por meio do qual, entre os anos de 2016 e 2017, alunos, ex-alunos, professores e funcionários da ESDI investiram em modos alternativos de resposta à situação de precariedade imposta às universidades estaduais do Estado do Rio de Janeiro, naquele período governado por Luiz Fernando de Souza, conhecido como Pezão.

Mais que um exercício de narração, esses são ensaios de fabulação especulativa. Neles, confabulando com os cupins com quem compartilhavam a Esdi, a autora se lança a um exercício de especulação sobre futuros alternativos para a prática de design e para a vida na universidade. 

Live

Nossa conversa com Zoy Anastassakis será no dia 27 de outubro, às 14h30. Não deixe de acompanhar por este link:

Live Zoy Anastassakis 

Deixe um comentário