Como fazer vizinhança com seres não humanos?

Educativo Ciclo 04

Como fazer vizinhança com seres não humanos?

Neste quarto ciclo de ações educativas, conversamos com três convidados cujas pesquisas, práticas e modos de vida propõem uma outra forma de se relacionar com a natureza, se aproximando e reconhecendo a importância de animais, plantas e espíritos na construção dos tantos mundos que compõem nosso mundo.

Convidamos a Rainha do Reino 13 de Maio Isabel Casimira, o artista indígena Ibã Huni Kuin, e a bióloga e pesquisadora Carolina Levis para conversar com o antropólogo Roberto Romero.

Nesses diálogos, abordamos as maneiras como podemos nos aproximar e criar redes de colaboração e vizinhança com seres não humanos – e a importância e urgência desse gesto, diante de um contexto de emergência climática e grave crise ambiental.

PARA OUVIR, APERTE O PLAY E AGUARDE ALGUNS INSTANTES.

Ouça também no Spotify

• 1. Podcast 10 | Isabel Casimira Gasparino
  • 2. Podcast 11 | Ibã Huni Kuin
  • 3. Podcast 12 | Carolina Levis

Roberto Romero

é etnólogo, doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e membro do Núcleo de Antropologia Simétrica (NanSi). É membro da Associação Filmes de Quintal e um dos organizadores do forumdoc.bh – festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte. Foi assistente de direção do longa “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito” (Sueli e Isael Maxakali, 2019) e co-diretor do filme “Nūhū yãgmū yõg hãm: essa terra é nossa!” (Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero, 2020). Foi assistente de curadoria da exposição Mundos Indígenas (Espaço do Conhecimento da UFMG).

Isabel Casimira Gasparino

é herdeira da coroa de sua avó, Dona Maria Casimira, fundadora do Reino Treze de Maio, e de sua mãe Dona Isabel Casimira das Dores, ocupando hoje, o cargo de Rainha Conga das Guardas de Congo e Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário e da Federação dos Congados do Estado de Minas Gerais. Co-diretora do filme “A Rainha Nzinga Chegou”, vencedor dos prêmios de Melhor Longa Metragem na Mostra de Cinema Negro Adéila Sampaio e 19º Festival Panorama Internacional de Cinema da Bahia. É também pesquisadora, convidada do programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG e mestra de sua tradição, responsável por inúmeros projetos que visam a permanência de sua raiz.

Ibã Huni Kuin

é educador, artista plástico, ativista, liderança e txana, mestre dos cantos na tradição do povo Huni Kuin. É mestre pela Universidade Federal do Acre e doutorando na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Em 2013, fundou o MAHKU, Movimento dos Artistas Huni Kuin, que se dedica aos estudos dos cantos, desenhos e pinturas do povo indígena Huni Kuin.

Carolina Levis

é pesquisadora de pós-doutorado em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formada em Ciências Biológicas pela UFRJ e doutora em Ecologia com dupla-titulação pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, Brasil) e a Wageningen University Research (WUR, Holanda). Sua tese de doutorado sobre a Domesticação das Florestas Amazônicas foi premiada com o Prêmio Jovem Cientista – CNPq (2018) e o Grande Prêmio CAPES de Tese (2019) na área das Ciências da Vida. Realiza pesquisas interdisciplinares sobre formas de uso, manejo e conservação da sociobiodiversidade brasileira, buscando integrar conhecimentos ecológicos ancestrais e científicos.