Prêmio Humberto Mauro

Prêmio Humberto Mauro

Completando uma década de criação, o Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento ganha novo nome e homenageia o legado do cineasta mineiro Humberto Mauro.

História do Prêmio

Criado em 2013, o edital é uma parceria entre o BDMG Cultural e a FCS, que visa incentivar a produção audiovisual em Minas Gerais ao oferecer aos realizadores a possibilidade de desenvolver novas propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de baixo custo e fácil acesso para sua produção. A premiação nasceu com o objetivo de complementar o estímulo à cadeia produtiva do audiovisual, com apoio à produção, que se juntou à difusão, promoção e formação já incorporados na atuação do Cine Humberto Mauro e o conjunto de premiações e atividades formativas do BDMG Cultural. Ao longo de sete edições, o edital já reconheceu 60 realizadores mineiros e viabilizou curtas-metragens que foram premiados em festivais nacionais e internacionais.

Homenagem a Humberto Mauro

Considerado pioneiro do cinema brasileiro e latino-americano, o cineasta, diretor e ativista Humberto Mauro (1897-1983) nasceu em Volta Grande – MG. O diretor mineiro começou a carreira no cinema nos anos 1920, no município de Cataguases. Dirigiu 12 longas-metragens e, entre 1936 a 1964, quando trabalhou no Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), de maneira muito inventiva, realizou mais de 300 documentários sobre a cultura brasileira. Dentre os filmes dirigidos na instituição estão os curtas da série Brasilianas (a partir de 1945), João de Barro (1956) e Velha a Fiar (1964). Seu último trabalho, e único filme em cores, foi o documentário Carro de Bois (1974). Mauro foi inspiração para o movimento Cinema Novo, nas figuras de cineastas como Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos.

Conheça aqui os premiados da edição de 2023.