Fabulações da Natureza

O mito da natureza inesgotável

José Augusto Pádua, Roberto Romero, Gabriela Moulin
14 Abr 2021 1 Min

Você já imaginou como era a paisagem no Brasil antes da invasão portuguesa? Neste episódio, o historiador ambiental José Augusto Pádua nos conduz a um passeio pelas abundantes matas que ocupavam nosso território em 1500 e que pareciam não ter fim. Mas aquilo que parecia inesgotável se mostra ameaçado e saber mais sobre essa trajetória é um bom jeito de pensar em fabular novas histórias!

Ouça agora

Podcast em libras

 

José Augusto Pádua

 

possui pós-doutorado pela University of Oxford (Inglaterra) e é professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de História e Natureza. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade – ANPPAS (2010/2015) e integrou a equipe de criação do Museu do Amanhã, do qual é membro do conselho científico.

Roberto Romero

 

é etnólogo, doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e membro do Núcleo de Antropologia Simétrica (NanSi). É membro da Associação Filmes de Quintal e um dos organizadores do forumdoc.bh – festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte. Foi assistente de direção do longa “Yãmĩyhex: as mulheres-espírito” (Sueli e Isael Maxakali, 2019) e co-diretor do filme “Nūhū yãgmū yõg hãm: essa terra é nossa!” (Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero, 2020). Foi assistente de curadoria da exposição Mundos Indígenas (Espaço do Conhecimento da UFMG).

Gabriela Moulin

 

mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Jornalista de formação e especialista em gestão nas áreas de cultura e desenvolvimento social. Foi diretora-presidente do BDMG Cultural entre 2019 e 2022. Atualmente é diretora de desenvolvimento institucional Instituto Tomie Ohtake