Vizinhanças e Cosmos
O quarto e último ciclo de atividades do programa educativo do BDMG Cultural de 2020, realizado entre setembro e novembro de 2020, tem como tema Vizinhanças e Cosmos, e busca abordar modos de vida que vem criando redes de colaboração e vizinhança com bichos, plantas, coisas e outros seres não humanos.
Mais uma vez de forma virtual, para nos protegermos dos riscos do Covid-19, experimentamos formas e estimulamos diálogos sobre como podemos nos aproximar, mesmo estando fisicamente longe uns dos outros.
Durante o mês de novembro, propusemos junto com o coletivo Às Margens a oficina Jogos de outros mundos: criação de jogos educativos sobre natureza e vizinhanças possíveis. A partir de encontros virtuais, um grupo diverso de educadoras e educadores de Minas Gerais se reuniu para a criação compartilhada de um jogo de tabuleiro, cujo objetivo é a sensibilização para a presença e as possibilidades de convívio com a natureza no cotidiano. O jogo, que poderá ser impresso a partir de materiais simples e reproduzido por outras pessoas, escolas e grupos, está disponível para download aqui.
Paralelamente à oficina, realizamos mais três podcasts, disponíveis aqui. Dessa vez, convidamos o antropólogo Roberto Romero para conversar com o artista indígena Ibã Huni Kuin, com a Rainha do Reino 13 de Maio Isabel Casimira, e com a bióloga e pesquisadora Carolina Levis.
Por fim, disponibilizamos mais uma Reflexão em forma de texto, escrito pela editora da revista Manzuá Marcela Bertelli, sobre práticas de convívio com a natureza no sertão de Minas Gerais.
Sejam bem vindas e bem vindos!
Micrópolis
é um grupo de arquitetos que atua nos cruzamentos entre espaço, design e educação. Colaborador do programa educativo do BDMG Cultural 2020, o coletivo se dedica a projetos e ações em pequena escala, capazes de fazer emergir particularidades e imaginários locais que apontem para novas possibilidades de envolvimento e transformação coletiva do espaço.