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Acessibilidade Imersiva & Materiais educativos

Promovido pelo Programa Educativo, o terceiro encontro da série Acessibilidade & acontece no dia 26 de outubro, na sede do BDMG Cultural, com o tema Acessibilidade Imersiva & Materiais educativos. A mediação ocorre com o gestor cultural e ilustrador Claudio Rubino e com a educadora, pesquisadora e escritora Divina Prado.

Sobre o evento

Como projetar e conceber materiais educativos que considerem os recursos de acessibilidade como parte estruturante, e não como anexo? No encontro com profissionais das artes e da educação, Claudio Rubino e Divina Prado discutem essa questão através da apresentação do material educativo “Tomie: sem título” e o jogo de atividades “Bolsa de Artista Tomie Ohtake”, ambos criados pelo Instituto Tomie Ohtake.

Com uma abordagem aprofundada sobre os principais aspectos da produção de Tomie Ohtake (1913-2015), o material educativo “Tomie: sem título” propõe reverberações e usos para além das exposições, convidando a experiências sensíveis e processos de criação pessoais e coletivos que podem acontecer em diferentes territórios e de forma interdisciplinar. O material educativo conta com vídeo de apresentação em Libras (com legenda e narração em português), encarte em braile, audiodescrições, ambientações sonoras e narração.

O jogo de atividades “Bolsa de Artista Tomie Ohtake” é um material de recursos artístico-pedagógicos desenvolvido para proporcionar experiências criativas para crianças com e sem deficiência visual. Confeccionada com sobras de tecido da indústria de móveis, cada bolsa é única e vem com caderno de atividades, livro ilustrado sobre a história da artista Tomie Ohtake, audiodescrição, além de tintas, telas, pincéis, papéis e texturas.

Sobre os convidados

Claudio Rubino é gestor cultural e ilustrador. Pessoa com deficiência atuante na luta anticapacitista e acessibilidade na cultura. Bacharel e Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com extensão em Semiótica nas Artes pela PUC-SP COGEAE, e pós-graduação em Educação Inclusiva com ênfase em Deficiências Múltiplas pela Unifesp. É mentor de artistas com deficiência do programa Entre Arte e Acesso edição 2023 do Itaú Cultural e também atuou na implementação do Marco Referencial Arte Educação do Sesc (2020-2021). Coordenador de acessibilidade no Instituto Tomie Ohtake e consultor para cultura DEF entre diversas organizações culturais.

Divina Prado é educadora, pesquisadora e escritora. Tem bacharelado em Comunicação Social pela ECA-USP e atua há mais de dez anos nas áreas de educação, arte e cultura. Foi assistente de curadoria na 34ª Bienal de São Paulo (2021) e atuou na implementação do Marco Referencial Arte Educação do Sesc (2020-2021). Atualmente integra a coordenação da Escola Tomie Ohtake e paralelamente trabalha com pesquisa, produção de conteúdo, consultoria para projetos educativos e formação sobre artes, cultura e educação.

Público-alvo

Com acesso gratuito, a série Acessibilidade & é destinada às equipes dos programas educativos do Circuito Liberdade e, caso hajam vagas remanescentes, abriremos para o público em geral.