Agenda

Acessibilidade & Mediação Cultural

Partindo do entendimento de que acessibilidade e inclusão são princípios transversais às ações dos programas educativos dos espaços culturais de Belo Horizonte, o BDMG Cultural organiza, ao longo do segundo semestre de 2023, uma série de encontros formativos chamada Acessibilidade &.

O primeiro encontro ocorre no dia 13 de julho, a partir das 14h, na sede do BDMG Cultural, com o tema Acessibilidade & Mediação Cultural, com a arte-educadora Valquíria Prates.

Sobre o projeto

Ampliando reflexões sobre o aprimoramento da acessibilidade arquitetônica e comunicacional, assim como o desenvolvimento de metodologias para que experiências artísticas e culturais aconteçam para e com os diversos públicos, o projeto tem o objetivo de contribuir para a criação de um ambiente de diálogo e compartilhamento de estratégias entre pessoas da área, reforçando o compromisso do BDMG Cultural com a democratização e o acesso à cultura. 

Primeiro encontro

No encontro com a arte-educadora Valquíria Prates, os participantes serão convocados a sistematizar um conjunto de dúvidas, espantos e possibilidades do fazer junto como uma série de estratégias que se articulam em coletivo, entre equipes e com os públicos, no contexto de diversidade e pluralidade das instituições culturais.

Convidada

Valquíria Prates é pesquisadora, educadora e curadora. Graduada em Letras, mestre em políticas públicas de acessibilidade pela USP e doutora em artes pela Unesp. Realiza projetos artísticos de mediação cultural em parceria com instituições culturais e educativas. Atualmente, é curadora do ia Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, Consultora de Mediação Cultural do MAM SP e Coordenadora de Ações Públicas em Artes Visuais do Sesc Pólo Paraty.

Público-alvo

Com acesso gratuito, a série de encontros é destinada às equipes dos programas educativos do Circuito Liberdade e, caso hajam vagas remanescentes, abriremos para o público em geral. O projeto pretende criar um espaço para debater o agenciamento e a inclusão não apenas de pessoas com deficiência, mas também de experiências intergeracionais – crianças, jovens, adultos e idosos –, estrangeiros, imigrantes e outros públicos diversos.