Felipe Rossi convida Daniel Murray

No dia 18 de setembro, o BDMG Cultural promove o encontro de Felipe Rossi (clarinete e clarone) e Daniel Murray (violão) para a segunda noite da temporada de shows com os vencedores do 23º Prêmio BDMG Instrumental. Com ingressos gratuitos, a apresentação ocorre às 20h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH.

Natural de Belo Horizonte, Felipe Rossi possui uma carreira multifacetada a qual já o levou aos quatro cantos do planeta. Contribuíram decisivamente para sua formação diálogos com Ilan Grabe, Oiliam Lanna e Ian Guest no Brasil, com Gérard Pesson, Marco Stroppa e Beat Furrer na Europa e com Roger Reynolds, Paul Motian e Brian Ferneyhough nos EUA. Igualmente cruciais foram estudos de música eletroacústica com Miller Puckette, de cognição musical com Stephen McAdams, de rítmica com Edwin Harkins e de música indiana com Kartik Seshadri. O músico já foi artista residente em instituições ao redor do mundo tais como a Cité Internationale des Arts em Paris, a Zürcher Hochschule der Künste em Zurique, a Karma Drubdey Nunnery no Butão, o Calit2 Institute na Califórnia, dentre outras. Paralelamente ao seu trabalho enquanto compositor, Rossi também atua como instrumentista, arranjador, produtor musical, bandleader, engenheiro de áudio e professor. Atualmente, também se arrisca a escrever um livro em parceria com o contrabaixista Mark Dresser.

Convidado da noite, o carioca Daniel Murray é considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração. Desde 1998, o músico desenvolve ativa carreira como arranjador, compositor e intérprete, apresentando-se no Brasil, América Latina e Europa. Possui 11 álbuns gravados, sendo 5 deles dedicados ao violão solo. Como integrante do Quarteto Tau, lançou, em 2012, o CD “Cordas Brasileiras”. Murray é graduado em Música pela FASM, mestre em Música pela UNICAMP e atua também como professor na EMM – Escola Municipal de Música de São Paulo.

Para a apresentação, o músico mineiro e seu sexteto apresentam um repertório majoritariamente autoral e inédito, homenageando figuras icônicas da música brasileira, como Marku Ribas, Naná Vasconcelos, Letieres Leite e Raul de Souza.

“Vamos tocar várias das minhas “homenagens” – peças anagramáticas que eu escrevi para músicos singulares que, infelizmente, hoje não estão mais entre nós. Além disso, faremos também um choro-canção do Daniel chamado “Cauteloso” e uma versão da “Dança das Cabeças”, do Egberto Gismonti, artista crucial para ambos eu e Daniel. Com certeza uma noite “free of charge but full of emotions”, revela o músico mineiro.

Na apresentação, Felipe Rossi (clarinete e clarone) e Daniel Murray (violões) são acompanhados por Danillo Mendonça (trombone), Bernardo Moreira (piano e sintetizador), Alberto Ouziel (contrabaixo acústico), Pedro Ramalho (bateria) e José Henrique Soares (percussão e eletrônica).

Para a temporada de shows do 23º Prêmio BDMG Instrumental na capital mineira, a retirada de ingressos deve ser feita, preferencialmente com antecedência, uma semana antes de cada espetáculo, por meio do site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria física do CCBB BH.