Agenda

Finalíssima do 22° Prêmio BDMG Instrumental

Nos dias 26, 27 e 28 de maio, sexta a domingo, o BDMG Cultural realiza a etapa final do 22º Prêmio BDMG Instrumental. As apresentações dos instrumentistas selecionados ocorrem no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, com entrada gratuita.

Na primeira etapa do edital, que ocorreu no início de maio, na sede do BDMG Cultural, os doze músicos finalistas foram selecionados por uma comissão formada pela pianista, compositora, arranjadora e professora de música Luísa Mitre, pelo percussionista e professor da Escola de Música da UFMG Fernando Rocha e pelo violonista, guitarrista, compositor e arranjador Juarez Moreira. São eles Ana Clara Guerra (violão), André Oliveira (violão 7 cordas), Araçá Quarteto (flautas, violão 7 cordas, cavaco e percussão), Camila Rocha (contrabaixo), Gilson Brito (violão), Guilherme Vincens (violão), Igara (piano), Juventino Dias (trompete), Luiz Camporez (guitarra), Marcos Silva-Santos (violão), Ravi Kefi (piano) e Samy Erick (guitarra). Cada instrumentista vai defender duas composições autorais e um arranjo, como de praxe na história da premiação, nas três noites da finalíssima.

A comissão julgadora da etapa final é formada por Marcos Paiva Compositor, arranjador e contrabaixista (presidente da comissão); Maria Teresa Madeira, pianista, compositora e professora da UNIRIO; Marta Castelo Branco, flautista e professora da Universidade Federal de Música de Juiz de Fora; Vera Figueiredo, compositora, baterista, professora no IBVF Brasil; Mariana Peixoto, jornalista do Estado de Minas; Paulo Henrique Silva, jornalista do O Tempo; e Fernando Oliveira Viana, técnico da área de música da Gerência de Ação Cultural do SESC SP.

O prêmio vai contemplar quatro vencedores com o valor de R$ 13 mil, além de um show em Belo Horizonte e uma apresentação no programa Instrumental Sesc Brasil, uma parceria com o Sesc São Paulo. Também serão escolhidos, como nas edições anteriores da premiação, os dois melhores instrumentistas, dentre todos os músicos participantes.

Ganhador do Prêmio Marco Antônio Araújo, com álbum À Vontade, o bateria Gladston Vieira fará um pocket show na última noite, 28 de maio, durante a deliberação do júri do 22º Prêmio BDMG Instrumental. Na finalíssima, haverá ainda a entrega do Prêmio Flávio Henrique 2023.

Prêmio Marco Antônio Araújo

Lançado em 2022, o álbum À Vontade, de Gladston Vieira, conta com 11 faixas e participações de Caetano Brasil, Carolina Serdeira e Jorge Helder. Gravado no estúdio da Bituca  – Universidade de Música Popular, em Barbacena, o trabalho traz referências do samba jazz, baião, maracatu , choro com sonoridade jazzística e da música cubana.

Programação completa

26 de maio (sexta), a partir das 20h
Juventino Dias (trompete)
André Oliveira (violão 7 cordas)
Igara (piano)
Luiz Camporez (guitarra)
Samy Erick (guitarra)
Marcos Silva-Santos (violão 7 cordas)

27 de maio (sábado), a partir das 19h
Camila Rocha (contrabaixo)
Gilson Brito (violão)
Araça Quarteto (flauta transversal, violão 7 cordas, cavaco e percussão)
Guilherme Vicens (violão)
Ravi Kefi (piano)
Ana Clara Guerra (violão)

28 de maio (domingo), a partir das 18h
Apresentação dos finalistas
Entrega do Prêmio Marco Antônio Araújo
Entrega do Prêmio Flávio Henrique
Pocket show de Gladston Vieira, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2023, com o álbum À Vontade.

Baixe o programa aqui