Agenda

Guilherme Pimenta convida Nicolas Krassik

No dia 28 de agosto, o BDMG Cultural promove o encontro de Guilherme Pimenta (violino) e Nicolas Krassik (violino) para a primeira noite da temporada de quatro shows com os vencedores do 23º Prêmio BDMG Instrumental. Com ingressos gratuitos, a apresentação ocorre às 20h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH.

Natural de Montes Claros, o violinista e compositor vem se destacando na cena instrumental por trazer seu instrumento para o contexto da improvisação e da música popular. Participou do programa Jovem Músico BDMG e gravou e dividiu palco com grandes nomes da música brasileira. Já se apresentou como solista convidado por grupos como Conjunto Época de Ouro, Geraes Big Band e Orquestra de Sopros da ProArte e participou de diferentes projetos no exterior. Possui três álbuns solo gravados e desenvolve sua pesquisa de doutorado em música pela UNIRIO, além de lecionar como professor substituto de violino na UFRJ.

Convidado da noite, o violinista francês Nicolas Krassik é um dos herdeiros da famosa tradição francesa de violinistas de jazz. Em 2001, mudou-se para o Rio de Janeiro para se dedicar à música popular brasileira. Virtuoso e criativo, o músico conquistou o seu lugar no cenário musical brasileiro, firmando sua carreira solo e se destacando junto a grandes artistas, como Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Carlos Malta, Marisa Monte, Beth Carvalho, João Bosco e Gilberto Gil. O músico tem uma discografia de 7 álbuns gravados.

“Estou muito emocionado e muito grato por ter sido premiado nesta edição do BDMG Instrumental. Acompanho e me inscrevo há oito anos para participar. Em 2017, fui um dos selecionados para tocar no festival, mas não cheguei até a final. E agora, em 2024, consegui ir para a finalíssima e vencer. É uma vitória na minha carreira. Além de representar um crescimento como músico, compositor, instrumentista, considero que é um prêmio muito relevante e que vai abrir muitas portas”, comemora Guilherme Pimenta.

O repertório da apresentação vai ser composto por composições autorais de Guilherme Pimenta e músicas compartilhadas com Nicolas Krassik, com misturas de gêneros – ijexá, forró, bolero, rock – e muita improvisação. “Convidei o Nicolas Krassik para esse show porque ele é uma das minhas principais referências. A gente se conhece há mais de dez anos. Como violinista popular, o trabalho dele sempre me inspirou muito. Lembro de o ter encontrado logo que vim morar no Rio de Janeiro e ele me incentivou muito”, ressalta o instrumentista mineiro.

Na apresentação, Guilherme Pimenta (violino) e Nicolas Krassik (violino) são acompanhados pela banda formada por Camila Rocha (baixo), Lucas de Mello (guitarra) e Túlio Araújo (pandeiro).

Para a temporada de shows do 23º Prêmio BDMG Instrumental em Belo Horizonte, a retirada de ingressos deve ser feita, preferencialmente com antecedência, uma semana antes de cada espetáculo, por meio do site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria física do CCBB BH.

Programa

Baixe o programa digital da apresentação aqui