Agenda

Minicurso sobre o filósofo Vladimir Jankélévitch

Em parceria com o professor e pesquisador Clovis Salgado Gontijo, o BDMG Cultural realiza o minicurso “Vladimir Jankélévitch: entre o indizível e o inefável”, que será promovido em quatro encontros, sempre das 19h às 20h40, na sede do BDMG Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Sobre o minicurso

O minicurso pretende oferecer uma introdução ao pensamento do filósofo francês contemporâneo Vladimir Jankélévitch (1903-1985), professor de Filosofia Moral na Universidade de Sorbonne, cuja obra, ainda pouco conhecida no Brasil, transita, com sutileza e coesão interna, pelas áreas da ética, da ontologia, da antropologia filosófica, da estética musical e da filosofia do tempo. Nesse breve percurso, serão apresentados, além da biografia, alguns dos principais conceitos do autor e examinados três temas fundamentais de sua filosofia: a morte, a graça (charme) e a música, diante das quais experimentamos, de diferentes modos, o je-ne-sais-quoi (não-sei-quê), ou seja, uma limitação insuperável da linguagem.

Encontros
10/11: Introdução à vida e à obra de Jankélévitch
17/11: A morte indizível
24/11: A graça impalpável
01/12: A música e o inefável 

Sobre o professor

Professor assistente e pesquisador do Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Clovis Salgado Gontijo possui dupla formação em Música e Filosofia. Mestre em Música pela Texas Christian University e Doutor em Estética e Teoria da Arte pela Universidad de Chile, teve sua tese de doutorado publicada sob o título Ressonâncias noturnas: do indizível ao inefável (Loyola, 2017). Traduziu e prefaciou A música e o inefável (Perspectiva, 2018) e Em algum lugar do inacabado (Perspectiva, 2021), de Vladimir Jankélévitch. Contribuiu, ao longo de um ano, para a Revista Família Cristã, com artigos dedicados a possíveis conexões entre arte e espiritualidade. Atualmente, coordena o grupo interdisciplinar de pesquisa “Mística e Estética” (FAJE), cadastrado pelo CNPq, e integra o círculo internacional de estudos Susanne K. Langer. Além de seus trabalhos acadêmicos, voltados, sobretudo, ao estudo e à tradução de obras de Jankélévitch e Langer, à Filosofia da Música, às poéticas noturnas, à mística cristã e aos limites da linguagem discursiva, dedica-se a projetos socioculturais e à escrita, tendo publicado o livro de contos “L” de Diferença (Quixote+Do, 2020), dirigido ao público jovem. 

Frequência

Participantes do minicurso que tiverem 75% de presença, no mínimo, receberão certificado. Além disso, haverá sorteio de três exemplares do livro “Em algum lugar do inacabado” (Editora Perspectiva), entre participantes que tiverem 100% de frequência nos encontros.

Com introdução, tradução e notas de Clovis Salgado Gontijo, o livro teve o apoio do BDMG Cultural e reúne produções do filósofo, que iluminam sua obra. São 29 diálogos, estrutura característica de seus textos, que falam do transitório, do precário das coisas e do homem. A publicação é dirigida por Béatrice Berlowitz, que investiga os temas abordados pela filosofia de Jankélévitch, como a música, a poesia, o humor, o amor e a morte.