Oficina de Toadas do Reinado

No dia 30 de setembro, sábado, o programa Educativo promove a Oficina de Toadas do Reinado com Isabel Casimira Gasparino e Antônio Casimiro das Dôres Gasparino na Galeria de Arte. A ação educativa integra a programação especial em comemoração aos 35 anos do BDMG Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Sobre a oficina

O Reinado é uma reza dançada, cantada e comida, realizada a partir da ancestralidade Bantu. Uma das principais tradições religiosas e festivas de Minas Gerais, é composta e vivida por Rainhas, Reis, Capitães e Guardas espalhadas pelo estado, com o objetivo de louvar Nossa Senhora do Rosário.

A oficina de “Toadas do Reinado”, ministrada pela Rainha Conga Isabel Casimira e seu irmão, o Capitão Antônio Casimiro, vai apresentar para os participantes alguns conhecimentos introdutórios para uma aproximação ao mundo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. A atividade é aberta para todos os públicos, não é preciso ser integrante do Reinado para participar.

Prazo de inscrição: até 26 de setembro
Divulgação dos participantes: 27 de setembro, por e-mail
Encontro: 30/09, sábado, em duas turmas: 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h
Onde: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600)

Sobre os mestres

Isabel Casimira Gasparino é herdeira da coroa de sua avó, Dona Maria Casimira, fundadora do Reino Treze de Maio (em 1944) e de sua mãe Dona Isabel Casimira das Dores, ocupando hoje, o cargo de Rainha Conga das Guardas de Congo e Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário e da Federação dos Congados do Estado de Minas Gerais, cargo mais alto na hierarquia dos Reinados em nossa região.

Antônio Casimiro das Dôres Gasparino é mestre de cantos e danças tradicionais do Reinado.  Herdeiro das práticas culturais e expressivas iniciadas por sua avó e matriarca da irmandade, Maria Casimira das Dôres. Filho de Isabel Casimira das Dores Gasparino, foi  criado ativamente dentro das tradições rituais da cultura afro-brasileira cultivadas na sede do Reino Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário, sendo a transmissão oral e a ancestralidade suas fontes de formação principais. Capitão Regente da Guarda de Moçambique Treze de Maio, que integra há mais de 40 anos.