REVISTA nº Edição comemorativa

35 anos

Aniversários são momentos especiais de celebração. Momentos para festejar os ciclos da vida, em seus encerramentos, recomeços e permanências. Aniversários nos remetem ao passado, trazendo memórias, avaliações e ponderações sobre o que passou. Ao mesmo tempo, eles nos convidam a pensar o futuro: o que queremos para os anos que estão por vir? O que podemos fazer de novo, de diferente, de melhor? São exercícios de lançar, no presente, um olhar para o passado a fim de agir no futuro.

“O que de nós pulsa no passado, o que de nós já está inventando futuros, o que de nós reinventa presentes”.

Foi com essa frase que abrimos o texto editorial da primeira edição da Revista BDMG Cultural, lançada em janeiro de 2020. O projeto foi idealizado pela então diretora-presidente do BDMG Cultural, Gabriela Moulin (que assina nesta edição comemorativa, junto a Marcelo Drummond, uma entrevista com a grande litógrafa Lotus Lobo), com o intuito de resgatar, descobrir, registrar e compartilhar histórias contemporâneas da cultura em Minas Gerais.

Desde então, nesses quatro anos, foram publicadas 11 edições (e também uma edição especial sobre Lygia Clark e Amílcar de Castro), totalizando 60 textos, escritos por 53 autores e autoras. São textos que buscam compor um panorama amplo das manifestações culturais no estado, valorizando suas particularidades históricas, regionais, políticas e estéticas. Esse panorama, sabemos, está fadado a ser sempre incompleto, mas no esforço de construí-lo, encontramos as pessoas que movimentam o imaginário sensível e simbólico que fundamenta e mantém vivas as nossas tradições. Suas histórias representam pedaços de um mosaico rico, criativo, pulsante, plural.

Quantos sonhos se cruzam em cada uma dessas histórias registradas? 

*

Em 2023, o BDMG Cultural completa 35 anos de existência, e, entre outras ações comemorativas, produzimos esta edição especial da Revista BDMG Cultural que você tem em mãos.

Desde a sua concepção, a Revista foi pensada para circular no formato digital, aproveitando as facilidades do online, especialmente nos quesitos de compartilhamento e divulgação. Por isso, para o aniversário de 35 anos da instituição, embarcamos na aventura de produzir a nossa primeira edição impressa, com o desejo de que a veiculação em outro formato permita que as histórias contadas na Revista alcancem outros leitores e leitoras.

Partimos de uma proposta etimológica: a palavra “revista” se origina do latim revidere, que significa “ver de novo”. Tendo em mente essa ideia de um “rever” e a fim de valorizar o conteúdo que temos produzido desde 2020, decidimos montar uma seleção com alguns dos textos mais marcantes publicados nas nossas 11 edições lançadas até aqui. O comitê editorial contou com a contribuição de toda a equipe do BDMG Cultural e, juntos, chegamos a um recorte final de 22 textos.

Guiamos nossas escolhas pelos mesmos princípios que levaram à criação da Revista. Nas páginas a seguir, você encontrará textos em diferentes formatos (entrevistas, reportagens, ensaios, depoimentos) tratando de artistas e manifestações culturais de diversas regiões do estado, mostrando a imensidão e a fertilidade das terras mineiras e da nossa gente. Incluímos também dois textos inéditos, relacionados às comemorações dos 35 anos do BDMG Cultural. Em um deles, Paulo Proença entrevista a cantora Titane, que fala sobre carreira, a cena musical em Minas Gerais nos últimos anos e a importância de tratar a arte como ofício. No outro, a professora e pesquisadora Rita Lages Rodrigues, curadora da exposição “Não sou idêntica a mim mesma: mulheres artistas no acervo do BDMG Cultural”, que ficará em cartaz entre dezembro de 2023 e março de 2024 em nossa Galeria de Arte, compartilha reflexões a partir de sua pesquisa no acervo de artes da instituição.

Entre os temas abordados, tentamos abarcar o máximo que nos foi possível: educação, luta indígena, religiosidades, herança afrodiaspórica, apagamentos, memória, território, tradição, coletividade e tantos outros. Reunimos relatos de pessoas que se dedicam intensamente ao Reinado, aos livros, à música, pintura, cerâmica, artesanato, dança, culinária, cinema e várias outras formas de expressão artística e criativa. Fatalmente, o processo de escolha envolveu deixar histórias maravilhosas de fora desta edição comemorativa. Porém, acreditamos de coração que o material aqui reunido oferece um olhar múltiplo e uma escuta atenta a histórias que merecem ser conhecidas e que representam, cada uma à sua maneira, passados, presentes e futuros da cultura em Minas Gerais.

*

Nesses quatro anos de existência, a Revista se consolidou como um lugar de expansão da atuação do BDMG Cultural, abrindo espaço para o registro e a reverberação de práticas artísticas, comunitárias, arquivísticas, educativas, entre outras formas de manutenção dos saberes. Enquanto editores, nossa maior alegria e desejo sempre foi nos encontrar com artistas, projetos e ações que registram a multiplicidade da cultura mineira.

No percurso que construímos até aqui, contamos com o trabalho e o talento de diversas pessoas que colaboraram na elaboração dos textos, às quais aproveitamos o momento – afinal, aniversários também são propícios para isso – para agradecer mais uma vez. Com elas, conhecemos histórias muito bonitas, histórias de resistência e de crença no poder transformador da cultura, mas também percebemos que ainda há muito a ser feito em termos de oportunidades, financiamento, sustentabilidade, reparação histórica e reconhecimento devido. Por isso, defendemos e investimos em iniciativas como a Revista BDMG Cultural, pois acreditamos que o esforço de divulgar essas histórias pode ajudar a ampliar o alcance dos projetos e dos artistas ouvidos.

Além disso, ao criar um espaço editorial para falar desses trabalhos, a Revista BDMG Cultural abre também um horizonte para o diálogo. Gostamos de pensar que, ao reunir todos esses textos, estamos propondo relações de proximidade e avizinhamento, especialmente entre as ações e pessoas retratadas e as leitoras e leitores. São modos de conhecer e reconhecer.

Ao revisitar todos os textos já publicados na Revista BDMG Cultural para montar esta edição especial impressa, visualizamos uma espécie de mapa da riqueza cultural de Minas Gerais. E esse mapa, sem dúvidas, não se esgota. O que apresentamos aqui é uma parte do trabalho realizado com afeto e dedicação ao longo desses últimos quatro anos, que reflete os valores e as relações construídas pelo BDMG Cultural ao longo de seus 35 anos de vida.

Deixamos, assim, um convite para que, caso se interesse pelo que encontrar nesta edição comemorativa, conheça também o conteúdo digital da Revista e outras ações realizadas pelo BDMG Cultural. Há muito sendo feito e há muito a ser feito. Que novas conexões e novos futuros sejam possíveis.

Desejamos uma ótima leitura!

Baixe a versão digital da REVISTA Nº Edição Comemorativa em nossa Biblioteca

Expediente

Organização: Paula Lobato e Igor Lage
Coordenação editorial: Paula Lobato, Igor Lage, Paulo Proença e Maria T Morais
Comissão Editorial: Larissa D’Arc, Jose Marcus Diniz, Giulyene Passos, Paulo Proença, Maria T Morais, Beth Santos, Érico Grossi, Paula Lobato, Francisco Rocha, Amália Torres, Bruna Gomes e Igor Lage
Edição de textos: Paula Lobato e Igor Lage
Transcrição de textos: Pedro Teixeira
Projeto gráfico e diagramação: Maria T Morais
Ilustração da capa e dos textos: Yanaki Herrera
Revisão de textos: Tess Chamusca

ISBN: 978-65-87282-15-2

 

Leia também