Como tornar possível a coexistência das diferenças?

Educativo Ciclo 03

Como tornar possível a coexistência das diferenças?

Neste terceiro ciclo de ações educativas, conversamos com três convidadxs cujos trabalhos nos ajudam a pensar sobre os desafios da aproximação entre diferenças. Para isso, convidamos a escritora e pesquisadora Helena Vieira, o gestor cultural da Casa do Povo Benjamin Seroussi e a professora e ativista Cida Moura, para conversar com a cineasta e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa.

Nessas conversas, refletimos sobre como podemos colocar diferenças em diálogo, o que significa estar junto mantendo a singularidade de cada um, quais são hoje os lugares onde as diferenças podem de fato coexistir, ou ainda o que faz com que uma pessoa seja vista como “diferente”.

Para ouvir, aperte o play e aguarde alguns instantes.

Ouça também no Spotify

• 1. Podcast 07 | Helena Vieira
  • 2. Podcast 08 | Benjamin Seroussi
  • 3. Podcast 09 | Cida Moura

Tatiana Carvalho Costa

Pesquisadora, professora no Centro Universitário UNA, e doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenadora de produção do grupo de teatro Espanca!, coordena o projeto de extensão universitária PRETANÇA – Afro-brasilidades e Direitos Humanos, e integra os grupos de pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero, Poéticas da Experiência e NUH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. Participa do movimento segundaPRETA e desde 2018 integra a equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes.

Helena Vieira

É pesquisadora, dramaturga, transfeminista e escritora. Foi colunista da Revista Fórum e contribuiu com diversos meios de comunicação como o Huffpost Brasil, Revista Galileu, Revista Cult e Folha de São Paulo. Recentemente, foi co-autora dos livros ” História do Movimento LGBT “, “Explosão Feminista”, “Tem Saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil”, e “Ninguém Solta a Mão de Ninguém: Um manifesto de resistência”.

Benjamin Seroussi

Mestre em sociologia e em gestão cultural, atua como curador, editor e gestor cultural. Atualmente, é diretor executivo da Casa do Povo em São Paulo. Foi diretor de programação do Centro da Cultura Judaica, curador-chefe do projeto Vila Itororó Canteiro Aberto e coordenador de “COINCIDÊNCIA, intercâmbios culturais entre Suíça e países da América do Sul”, programa trienal realizado por Pro Helvetia, Fundação suíça para a cultura.

Cida Moura

É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Educação pela mesma instituição, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutora em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l’Homme, em Paris. Coordena o Museu virtual – Saberes Plurais e o Laboratório de Culturas e Humanidades digitais na UFMG, e realiza a pesquisa “Interseccionalidades e Organização Social do Conhecimento”.