Vizinhanças e Diferenças
O terceiro ciclo de atividades do programa educativo do BDMG Cultural, realizado entre julho e agosto de 2020, traz como tema Vizinhanças e Diferenças, e busca abordar de que maneiras podemos colocar diferenças em diálogo, o que significa estar junto mantendo a singularidade de cada um, quais são hoje os lugares onde as diferenças podem de fato coexistir, ou ainda o que faz com que uma pessoa seja vista como “diferente”.
Seguindo de maneira virtual, devido ao isolamento social resultante da pandemia do Covid-19, experimentamos formas e estimulamos diálogos sobre como podemos nos aproximar, mesmo estando fisicamente longe uns dos outros.
Durante duas semanas do mês de agosto, realizamos junto com a professora e cineasta Dayane Tropicaos a oficina de audiovisual Do outro lado: experimentações e trocas videográficas pelo celular, voltado para jovens das periferias de Minas Gerais. A partir de pequenos encontros via WhatsApp, um grupo diverso de jovens se reuniu para fazer um filme coletivo sobre o que se passa do outro lado da cidade, ou mesmo do outro lado do muro. O filme coletivo, chamado de Pequenas excursões domésticas, pode ser acessado e compartilhado em nossa seção Ação.
Além da oficina, realizamos mais um conjunto de três podcasts, disponíveis na seção Diálogo. Dessa vez, convidamos a professora e cineasta Tatiana Carvalho Costa para guiar as conversas com a escritora Helena Vieira, com o gestor cultural da Casa do Povo, em São Paulo, Benjamin Seroussi, e com a pesquisadora e ativista Cida Moura.
Para completar o conjunto, disponibilizamos em nossa seção Reflexão um texto de Selma Andrade, liderança da ocupação 9 de Julho em São Paulo, que conversou com o Micrópolis sobre os desafios de viver junto a pessoas tão diferentes dentro das ocupações urbanas por moradia.
Sejam bem vindas e bem vindos!
Micrópolis
é um grupo de arquitetos que atua nos cruzamentos entre espaço, design e educação. Colaborador do programa educativo do BDMG Cultural 2020, o coletivo se dedica a projetos e ações em pequena escala, capazes de fazer emergir particularidades e imaginários locais que apontem para novas possibilidades de envolvimento e transformação coletiva do espaço.