Vizinhanças e Linguagens
O segundo ciclo de atividades do programa educativo do BDMG Cultural, realizado entre maio e junho de 2020, tem como tema Vizinhanças e Linguagens, e busca abordar as maneiras como diferentes tipos de linguagem podem criar relações entre pessoas, grupos, modos de vida e formas de conhecimento.
Seguindo de maneira virtual, devido ao isolamento social resultante da pandemia do Covid-19, experimentamos formas e estimulamos diálogos sobre como podemos nos aproximar, mesmo estando fisicamente longe uns dos outros.
Durante as três últimas semanas do mês de maio, propusemos junto com a professora e escritora Flávia Péret a oficina de escrita Nenhuma casa é uma ilha: relatos e ficções sobre afeto e proximidade. A partir de encontros virtuais, um grupo diverso de pessoas se reuniu para pensar formas de se relacionar com suas respectivas vizinhanças, exercício de fabulação e imaginação coletiva que buscou reunir afetos comuns através da escrita, para nos ajudar a atravessar este momento tão complexo. O conjunto de relatos e ficções deu origem a uma pequena publicação, disponibilizada aqui para ser baixada, impressa e compartilhada.
Paralelamente à oficina, realizamos mais três podcasts, disponíveis aqui. Dessa vez, convidamos a professora e editora da revista Piseagrama Renata Marquez para conversar com o artista visual Jonathas de Andrade, com a cineasta e educadora indígena Sueli Maxakali e com o jornalista e repórter da revista Piauí Bernardo Esteves.
Por fim, disponibilizamos mais uma Reflexão em forma de texto, escrito pela pesquisadora Renata Marquez, para compartilhar as questões e os conhecimentos gerados ao longo do ciclo Vizinhanças e Linguagens.
Sejam bem vindas e bem vindos!
Micrópolis
é um grupo de arquitetos que atua nos cruzamentos entre espaço, design e educação. Colaborador do programa educativo do BDMG Cultural 2020, o coletivo se dedica a projetos e ações em pequena escala, capazes de fazer emergir particularidades e imaginários locais que apontem para novas possibilidades de envolvimento e transformação coletiva do espaço.