Prêmio Marco Antônio Araújo e Prêmio Flávio Henrique

Editais

Prêmio Marco Antônio Araújo e Prêmio Flávio Henrique

Resultados divulgados em 29 Abr

Prêmio Marco Antônio Araújo

O álbum Jamba Trio, do Jamba Trio, é o trabalho vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2022.

Na estrada desde 1995, o Jamba Trio é formado originalmente por Írio Junior, Enéias Xavier e Esdra Neném Ferreira. Atualmente, o grupo conta com o baterista Lincoln Cheib.

A comissão de ​​seleção para o Prêmio Marco Antônio Araújo foi formada pela violonista Cláudia Garcia, pelo artista sonoro Marco Scarassatti e pelo músico Thiago Delegado. Leia a carta da comissão aqui.

Este ano, a premiação que tem como objetivo reconhecer os trabalhos de música instrumental produzidos em Minas Gerais, lançados em 2021, recebeu 17 inscrições habilitadas. O vencedor receberá premiação no valor R$ 10 mil (dez mil reais) e vai se apresentar na final do 21º Prêmio BDMG Instrumental, em um pocket show com o repertório do trabalho consagrado, no mês de maio no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

Prêmio Flávio Henrique

O álbum Retumbante, de Pablo Bertola, é o trabalho vencedor do Prêmio Flávio Henrique 2022.

Lançado em 2021, o álbum do cantor e compositor mineiro traz 14 canções, de vários períodos de sua carreira, que já haviam sido apresentadas ao público em shows ou espetáculos de teatro, mas nunca haviam sido gravadas.

O trabalho foi produzido pelo próprio artista em parceria com o baixista Marcos Paiva. A comissão de ​​seleção para o Prêmio Flávio Henrique 2022 foi formada pelo músico Alfredo Del-Penho, pela curadora Michelly Mury e pela jornalista Patricia Palumbo. Este ano, a premiação que é dedicada a álbuns autorais de canção brasileira e de produção independente, de cantoras e cantores mineiros ou residentes em Minas Gerais, recebeu 36 inscrições habilitadas.

O vencedor receberá premiação no valor de R$ 10 mil. O prêmio homenageia o artista mineiro Flávio Henrique no intuito de preservar a sua inquietação artística e a sua dedicação à música.

Comissão de seleção do Prêmio Flávio Henrique

 Alfredo Del-Penho
“Fico feliz e honrado em participar do processo de seleção do Prêmio Flávio Henrique. Todos os avaliadores são profundamente envolvidos com a nossa música, e por conta disso já esperávamos um material rico e plural. Ainda assim, ficamos encantados com a qualidade do material enviado, com a diversidade de estilos, com a riqueza das composições, das letras, melodias, e a potência de cada um dos artistas inscritos. O processo de escolha se deu inicialmente pela avaliação individual de cada um dos trabalhos, e, em seguida, a discussão com os outros da comissão sobre cada projeto, especialmente sobre os que avaliamos que deveriam ser contemplados”.

Michelly Mury
“Que honra estrear na comissão de avaliação do Prêmio Flávio Henrique 2022 ao lado dos queridíssimos Patrícia Palumbo e Alfredo Del-Penho. É sempre muito prazeroso o processo de avaliação, carregado de uma escuta muito atenta e responsável aos projetos que nos são submetidos. Particularmente foi uma experiência muito rica conhecer e rever tantos artistas talentosíssimos, suas mais novas obras produzidas com uma diversidade e pluralidade de gêneros e ritmos surpreendentes. Fico muito feliz com o resultado que alcançamos em conjunto e com todos os trabalhos que trago pro meu radar curatorial”.

Patricia Palumbo
“A excelência da música em Minas sempre me surpreende. Autores, intérpretes, instrumentistas inacreditáveis. Nessa seleção tivemos lindas surpresas e descobertas além da afirmação de talentos já conhecidos. Nossa escolha foi unânime, ainda que difícil pela exigência de um nome só. Pablo Bertola apresentou um trabalho maduro de lindas canções, belos arranjos e está cantando muito bem, fiquei feliz com esse resultado. Vida longa ao Prêmio Flávio Henrique, foi um prazer fazer parte”.