Prêmio Flávio Henrique
O BDMG Cultural anuncia o resultado do Prêmio Flávio Henrique 2024.
Dedicado a reconhecer a produção e a pesquisa em torno da canção mineira, a partir desta edição, o edital passa a contemplar duas categorias: compositor e intérprete. Neste ano, os trabalhos premiados são: Canções Guardadas nas Dobras do Tempo, de Déa Trancoso e Regina Machado (categoria compositora); e Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto, de Patrícia Ahmaral (categoria intérprete).
A comissão julgadora foi formada por Pedro Antunes, jornalista, curador, apresentador, crítico e criador de conteúdo digital; Tutti Maravilha, jornalista, apresentador e produtor cultural; e Valéria Braga, cantora, atriz, mestre em Educação Musical e professora da Universidade Federal de São João del Rei.
Categoria Compositora
Canções Guardadas nas Dobras do Tempo
Déa Trancoso e Regina Machado
A parceria entre Déa Trancoso e Regina Machado ocorreu na 9ª Mostra de Música Leão do Norte, realizada pelo SESC Pernambuco, em Caruaru. A primeira canção do álbum, Matilha mística, surgiu ainda na mostra, realizada em outubro de 2017. Logo depois, Regina Machado pediu mais letras para musicar e Déa Trancoso resolveu mandar outra. Depois disso, o trabalho veio como uma cachoeira. Lançado em agosto de 2023, o álbum traz 14 canções e conta com a participação de Consuelo de Paula, Luiza Brina, Letícia Bertelli, Ná Ozzetti, Pedro Morais e Sônia Guimarães.
Déa Trancoso
Natural de Almenara, Déa Trancosa é cantautora, escritora, atriz, jornalista, doutora em Educação e mestre em Estudos Rurais. A artista e pesquisadora mineira é filha de seresteiros e tem forte relação com a música desde a infância, seja por meio do rádio sempre presente em sua casa ou pelo contato com violeiros e cantadores da sua região, o Vale do Jequitinhonha. Fundou, em 2001, o selo Tum Tum Tum Produções, através do qual conduz seu trabalho com a música e com a palavra.
Regina Machado
Natural de São Paulo, Regina Machado é cantora, compositora, instrumentista e . Doutorou-se em Arte Educação e é professora livre-docente na Escola de Comunicação e Artes da USP. Desde que começou a pesquisar e contar histórias, formou alguns grupos de narradores e criou o Encontro Internacional Boca do Céu de contadores de histórias, que existe desde 2001. É idealizadora da escola Canto do Brasil.
Categoria Intérprete
Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto
Patrícia Ahmaral
O álbum duplo Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto – Um Poeta Desfolha a Bandeira & A Coisa Mais Linda Que Existe apresenta 19 parcerias musicais do poeta e multiartista piauiense Torquato Neto (1944-1972). Cantando com Patrícia, o disco duplo foi lançado em dezembro de 2023 e traz participações de Chico César, Jards Macalé, Maurício Pereira e Tonho Penhasco, Moda de Rock, Ná Ozzetti, Paulinho Moska e Zeca Baleiro, que também assina a direção artística do trabalho. A produção musical foi compartilhada entre Rogério Delayon e a dupla Marion Lemonnier e Walter Costa.
Patrícia Ahmaral
Natural de Belo Horizonte, Patrícia Ahmaral é reconhecida dentro da produção musical da capital mineira e com participações em importantes projetos nacionais ao longo da carreira iniciada no início dos anos 1990. A cantora possui cinco álbuns gravados, sendo o mais recente de 2023, um disco duplo, tributo ao poeta e multiartista piauiense Torquato Neto. O trabalho é o primeiro song book dedicado à gravação da obra “musical” do autor, figura emblemática na história da cultura nacional, cujos 80 anos de nascimento serão celebrados em 2024.