Apoios e parcerias culturais para 2021
14 Mai 2021 |

Apoios e parcerias culturais para 2021

Inscreva o seu projeto até 30 de junho

O BDMG Cultural, além dos projetos e prêmios que realiza e da programação em sua sede em Belo Horizonte, apoia projetos culturais de instituições, produtores e/ou artistas do Estado de Minas Gerais.

Estamos aptos a receber propostas de patrocínio para o ano de 2021 até às 23:59h do dia 30 de junho. As propostas devem ser enviadas, exclusivamente, via formulário eletrônico, disponível aqui.

Veja abaixo as diretrizes para apresentação de projetos.

Quem pode solicitar o patrocínio:

  • Os pedidos de patrocínio podem ser apresentados exclusivamente por pessoas jurídicas regularmente constituídas, que detenham – isolada ou conjuntamente – a responsabilidade pelo projeto.

Quem não pode solicitar patrocínio:

  • Quem não seja o realizador/organizador do projeto;
  • Empregado, estagiário ou terceirizado a serviço do BDMG / BDMG Cultural ou pessoa jurídica cujo administrador ou sócio seja empregado, estagiário ou terceirizado a serviço do BDMG / BDMG Cultural;
  • Pessoa física ou jurídica com contrato ativo de prestação de serviços com o BDMG Cultural ou pessoa jurídica cujo administrador ou sócio seja pessoa física com contrato ativo de prestação de serviços com o BDMG Cultural;
  •  Empregado do BDMG / BDMG Cultural cujas atribuições envolvam a atuação na área responsável pela contratação, dirigente do BDMG / BDMG Cultural ou autoridade do Estado de Minas Gerais, bem como seus parentes até o terceiro grau civil;
  • Pessoa jurídica cujo administrador ou sócio seja empregado do BDMG / BDMG Cultural cujas atribuições envolvam a atuação na área responsável pela contratação, dirigente do BDMG / BDMG Cultural ou autoridade do Estado de Minas Gerais, bem como seus parentes até o terceiro grau civil;
  • Associações de empregados ativos ou inativos do BDMG / BDMG Cultural;
  • Administração Pública Direta e Indireta da União, Estados, Municípios e Distrito Federal;
  • Aqueles impedidos de serem contratados pelo BDMG / BDMG Cultural na forma do artigo 38 da Lei Federal nº13.303/16.

Também não são passíveis de patrocínio projetos ligados às seguintes atividades: entidades religiosas, partidos políticos e outras, descritas no artigo 4°, inciso II, alínea a, da Política de Patrocínio do BDMG Cultural.

Quais são as áreas prioritárias de apoio do BDMG Cultural:

O BDMG Cultural apoia prioritariamente áreas NÃO cobertas por seus programas.

São prioridades para apoio em 2021:

  • Projetos culturais cujos proponentes estejam no interior do Estado de Minas Gerais;
  • Projetos de periódicos e publicações sobre cultura contemporânea;
  • Projetos que tenham atividades formativas e construção em rede em seus fundamentos estruturantes;
  • Projetos que permitam acesso à fruição e à produção cultural em locais de pouca oferta cultural;
  • Projetos cujas discussões envolvam os seguintes objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS): ODS 11 – Cidades mais inclusivas; ODS 5 – Equidade de gênero;

Valores dos aportes

Somente poderão ser solicitados valores até, no máximo, R$ 19.500 (dezenove mil e quinhentos reais) para cobertura total ou parcial dos projetos apresentados. Caso o valor total do projeto seja superior a este teto, o projeto deverá comprovar outras fontes de financiamento que garantam sua execução.

Modelo de encaminhamento de propostas

As propostas poderão ser solicitadas única e exclusivamente, via formulário eletrônico, disponível aqui.

A equipe interna do BDMG Cultural avaliará a partir de premissas de adequação da proposta aos valores do BDMG Cultural, às priorizações apresentadas para o ano de 2021, à disponibilidade e quantidade de recursos disponíveis.

O retorno à proposta será dado em um prazo máximo de 30 dias.

As propostas deverão ser apresentadas de acordo com o modelo e diretrizes dispostos na política de patrocínios, disponível aqui.

Projetos convidados

O BDMG Cultural se reserva o direito de apoiar projetos de interesse da instituição, quando identificados como ações de oportunidade ou de continuidade, cabendo exclusivamente ao BDMG Cultural identificar este tipo de projeto.


Mais informações, exclusivamente, pelo e-mail patrociniobdmgcultural@bdmg.mg.gov.br
Dúvidas devem ser encaminhadas pelo mesmo email até o dia 29 de junho, preferencialmente com telefone de contato para agilizar a comunicação.