Agenda

Arthur Rezende e Gaia Wilmer

No dia 30 de outubro, o BDMG Cultural promove o encontro de Arthur Rezende (bateria) e Gaia Wilmer (saxofone) para a terceira noite da temporada de apresentações dos vencedores do 23º Prêmio BDMG Instrumental. Com ingressos gratuitos, o show ocorre às 20h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH.

Natural de Belo Horizonte, Arthur Rezende começou a tocar bateria aos 11 anos e nunca mais parou. Em 2003, foi um dos vencedores do Jovem Instrumentista BDMG, que foi responsável por inseri-lo definitivamente no cenário da música mineira. Já atuou com vários artistas da música brasileira, incluindo grandes nomes do movimento Clube da Esquina, além de artistas como George Israel (Kid Abelha), Vander Lee, Marina Machado, Kadu Vianna, Pedro Morais e Julia Ribas. Atualmente, é baterista de Beto Guedes e de Flávio Venturini, além de dar aulas de bateria.

Convidada da noite, Gaia Wilmer é saxofonista, compositora, arranjadora e produtora musical. Natural de Florianópolis (SC), a artista se destaca no cenário do jazz contemporâneo e da música instrumental brasileira. Seus trabalhos autorais transitam entre o jazz, MPB, a improvisação livre e elementos da música erudita, com uma linguagem única e criativa. Atualmente, comanda o grupo Gaia Wilmer Octeto, o Rama Trio e o Gaia Wilmer Large Ensemble (grupo que homenageia a obra de Egberto Gismonti). Além de seus trabalhos autorais, vem colaborando com músicos como Bob Moses, Yamandu Costa e Sergio Santos em diversos projetos. Wilmer  trabalha entre Boston, Nova York e Brasil com direção musical de bandas e festivais, produção musical de discos e também compondo e escrevendo arranjos para grupos com formação que variam de duos a big bands e orquestras.

Para a apresentação, Arthur Rezende apresenta um repertório de dez músicas, sendo sete autorais e duas composições de Gaia Wilmer, além do arranjo especial para a música “Vento de Maio” (Telo Borges e Márcio Borges), defendida pelo músico mineiro na etapa final da premiação.

“O público vivenciará uma experiência musical muito intensa. Cada composição minha carrega consigo diferentes cenários que proporcionam diferentes sensações. Me inspiro na dinâmica que tem nos filmes, por exemplo. O que faço ao compor, é tentar transformar em sons as fotografias que imagino, sempre mantendo a melodia como protagonista. Componho as melodias cantando, o que as tornam mais humanas, criando assim um laço de identificação com quem as escuta”, revela o músico.

Na apresentação, Arthur Rezende (bateria) e Gaia Wilmer são acompanhados por Alexandre Andrés (flauta), Camila Rocha (contrabaixo), Davi Fonseca (piano), Luiz Camporez (guitarra) e participação especial de Leopoldo Rezende (violão).

Para a temporada de shows do 23º Prêmio BDMG Instrumental na capital mineira, a retirada de ingressos deve ser feita, preferencialmente com antecedência, uma semana antes de cada espetáculo, por meio do site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria física do CCBB BH.

Programa

Baixe o programa digital da apresentação aqui