Agenda

Bate-papo Retratistas do Morro

No dia 7 de março, às 19h, o BDMG Cultural recebe um bate-papo de lançamento do livro Retratistas do Morro com a presença dos fotógrafos, fotografados e equipe do projeto. O evento ocorre no auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1600) com entrada gratuita.

Sobre o livro

O livro do projeto Retratistas do Morro apresenta ao público o resultado dos trabalhos realizados ao longo dos últimos quase 10 anos junto aos acervos de negativos dos fotógrafos João Mendes, Afonso Pimenta e do raro acervo de monóculos de Dona Ana Martins de Oliveira, que deram origem à sua primeira publicação.

Estes acervos foram produzidos a partir de 1960 na Comunidade da Serra, em Belo Horizonte, revelam as trajetórias de vida, lutas e conquistas dos moradores da Comunidade da Serra contadas a partir de suas próprias experiências. A partir de uma iconografia inédita inauguram outras versões da história recente das imagens brasileiras.

Ao todo estão foram publicadas 192 fotografias restauradas, 04 biografias de personagens históricos da Comunidade da Serra – Afonso Pimenta, João Mendes, Misael Avelino e Ana Oliveira – além 25 relatos de pessoas retratadas nas imagens, compartilhando suas histórias sobre a época e o contexto das fotografias.

Para além do aspecto visual das fotografias, o livro traz a dimensão de oralidade, das narrativas faladas, conectadas às imagens restauradas destes acervos, que completam e ampliam nossa percepção sobre o valor simbólico desse material.

Idealizado e coordenado pelo artista Guilherme Cunha, a publicação conecta os universos de resgate do patrimônio de memórias visuais e orais a partir da possibilidade de pensarmos nas imagens também como espaços de escuta. Se propõe não só a representar personagens que fizeram parte de um momento histórico específico, mas acima de tudo apresentar pessoas em suas múltiplas dimensões sensíveis, promover afetividade, encontros e aproximar realidades; entendendo que o acesso aos meios de preservação da própria história é (ou deveria ser) um direito fundamental.

A publicação contou com o apoio do BDMG Cultural.

Bate-papo

O bate-papo de lançamento do livro do projeto Retratistas do Morro apresentará ao público os trabalhos e histórias que deram origem à sua primeira publicação. O projeto vem se dedicando à preservação das memórias orais e visuais presentes nos acervos históricos de retratistas tradicionais que trabalharam e viveram nas favelas brasileiras como os fotógrafos João Mendes, Afonso Pimenta e o raro acervo de monóculos de Dona Ana Martins de Oliveira. Contará com a presença dos fotógrafos, de pessoas retratadas que contam suas histórias de vida na publicação e da equipe do projeto Retratistas do Morro. Os autores estarão disponíveis para autografar os livros durante o evento.

Interessados no livro, entrar em contato pelo e-mail retratistasdomorro@gmail.com