Agenda

Cinema, Olhares no Feminino

Entre os dias 15 de agosto e 18 de setembro, a mostra Cinema, Olhares no Feminino  propõe reflexão sobre uma questão urgente do tempo presente. A violência doméstica e a violência contra a mulher estão registrando níveis alarmantes e graves de crescimento em nosso país no atual contexto, agravado pela pandemia.

O conjunto dos títulos tratam diretamente da questão da violência contra a mulher e do feminicídio e trazem também histórias cotidianas de personagens femininas históricas no cinema brasileiro, como em A Hora da Estrela (Suzana Amaral), personagem vivido pela grande e premiada Marcélia Cartaxo. Destaca-se, ainda a oportunidade de assistir a um filme raro da diretora peruana Heddy Honnigman, que realiza documentário poético a partir da obra O Amor Natural, de Carlos Drummond de Andrade, para abordar o tema do amor, da sexualidade e da relação entre os gêneros na idade madura.

A mostra é realizada pelo coletivo Filmes de Quintal e tem curadoria de Júnia Torres em colaboração com Carla Italiano. Conta com o patrocínio do BDMG, por meio do programa BDMG Plural, que atua em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A mostra conta também com o apoio do BDMG Cultural.

Programação completa e exibição dos filmes aqui

Visite também

Mostra virtual Em Nome das Rosas