Agenda

Livro Ouro Preto e o futuro

No dia 23 de novembro, às 19h, o BDMG Cultural recebe o lançamento do livro Ouro Preto e o futuro, dos autores Marcos Fontoura de Oliveira e Ronaldo Guimarães Gouvêa, na Galeria de Arte. O evento é acompanhado também de uma exposição artística, que permanece em cartaz até o dia 26 de novembro.

Com apoio do BDMG Cultural, a publicação traz reflexões sobre direito à cidade, mobilidade urbana, direitos das pessoas com deficiência e idosas, e a relação de todas essas questões com a democratização do acesso à cultura, a promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Sobre o livro

A mística que envolve a cidade de Ouro Preto se deve, em grande parte, ao encontro (ou  desencontro) paradoxal entre o passado e o futuro. A cidade dos Inconfidentes, das igrejas Barrocas e da mineração aurífera também é a cidade das universidades, das repúblicas estudantis e do turismo. É para uma aventura nesse limiar que os autores Marcos Fontoura de Oliveira e Ronaldo Guimarães Gouvêa e o ilustrador Marcelo Fontoura de Oliveira levam os  leitores em Ouro Preto e o futuro, um lançamento da Editora Quixote+DO.

Seria possível chamar a obra de ficção científica? Essa é a questão que fica quando texto e  ilustrações especulam como seria Ouro Preto (e Belo Horizonte) no futuro, propondo  alternativas para o transporte e a mobilidade urbana na mais importante cidade turística de Minas Gerais. O paradoxo está em propor mudanças que querem preservar a mística da cidade histórica.   

Autores

Ronaldo Guimarães Gouvêa é engenheiro civil e urbanista (UFMG), mestre em Ciência Política (UFMG) e doutor em Sociologia e Política (UFMG), com pós-doutoramento em Ciências Sociais (PUC Minas). É autor de A questão metropolitana no Brasil (FGV, 2005), dentre outras publicações. 

Marcos Fontoura de Oliveira é engenheiro civil e urbanista (UFMG), mestre em Administração Pública (FJP) e doutor em Ciências Sociais (PUC Minas), com pós-doutoramento em Engenharia (ISTLisboa) em curso. É autor de Transporte, privilégio e política (Guanabara, 2000), dentre outras publicações. 

Ilustrador

Marcelo Fontoura de Oliveira é comunicólogo (Centro Universitário UNA), E-commerce Management (EDIT. Porto, Portugal), especialista em Redes Sociais (ESPN), CEO da Pallavra Certa Comunicação. Finalista do Clube de Criação Publicitária de Minas Gerais e do Prêmio  Aberje Norte/Nordeste.

Sobre a exposição

A mostra é um gesto barroco de amor, que aproveita uma janela de oportunidades para expor obras do rico acervo do BDMG Cultural ao lado de obras de coleções particulares que nunca haviam sido expostas ao público.