Agenda

Masterclass com Letícia Letrux

Nesta quarta-feira, 19 de maio, às 19h, o programa educativo do BDMG Cultural promove a masterclass “É amor que vocês querem?”, com a cantora, compositora e escritora Letícia Letrux. As inscrições para participar do encontro foram abertas na última sexta-feira, com vagas limitadas para a plataforma Zoom, que esgotaram algumas horas depois do anúncio nas redes sociais. Visando maior alcance e participação, o BDMG Cultural vai ampliar a exibição também para o canal do Youtube, ao vivo e gratuito.

As pessoas inscritas para participar na plataforma Zoom receberão o link no dia do evento.


Sobre a masterclass, por Letrux

O amor é um dos assuntos mais antigos. Tentei fugir dele, como tema, mas minha vida foi pior. Quando eu abracei o amor, e não só sua luz, mas também sua sombra, abriu um clarão na minha cabeça. Que coisa formidável e maluca era essa que me abalava, que me catapultava, que me deixava grilada, que me fazia mentir, sofrer, ter prazer? Sempre tive muito medo do amor. Mas minha passagem no planeta envolve enfrentar medos. Com coragem e covardia, abri o caminho para essa força amorosa. Sem volta. Amor é meu trabalho, é meu centro do labirinto, é minha música, minha fossa, meu gozo, meu caos, meu cosmos.

Na minha masterclass, pretendo mostrar os percalços amorosos da minha vida e algumas outras histórias que  me inspiraram a ser a escritora e compositora que sou. Como a força revolucionária do amor se encaixa no meu processo criativo. Não podemos permitir que o amor seja banal, ainda que seu uso possa por vezes esbarrar em clichês, devemos enaltecer o segundo maior mistério da vida (a morte sendo o primeiro).


Sobre Letrux

Com o carinhoso apelido dado pelos amigos há alguns anos, Letrux, como ficou conhecida em todo país após o lançamento do seu primeiro disco solo, Em Noite de Climão (Joia Moderna, 2017), a escritora, cantora, compositora, poeta e atriz Letícia Novaes é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea. Letícia foi atriz em peças, seriados, filmes, trabalhou com locução e manteve durante 9 anos a banda Letuce, junto a Lucas Vasconcellos. Em 2015, publicou seu primeiro livro: Zaralha – Abri Minha Pasta (Editora Guarda-Chuva), fazendo com que seus enredos e sensações se costurem entre a música e a palavra.

O primeiro álbum solo, Letrux em Noite de Climão acumulou prêmios e virou um registro audiovisual: Letrux em Noite de Climão – Ao Vivo, lançado em março de 2020, no início da pandemia. O segundo álbum Letrux Aos Prantos é uma ode à emoção. O trabalho foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” e ao prêmio APCA 2020 na categoria “Top 50 discos”. Como continuidade do álbum, no fim do ano foi lançado digitalmente o EP Prantos Pandêmicos, onde cada integrante da banda revisitou e produziu uma faixa do disco de forma inusitada. O trabalho gerou um conteúdo fonográfico e cinco videoclipes que tiveram a direção e olhar de Letrux. Atualmente, Letícia acaba de lançar seu segundo livro Tudo Que Já Nadei (Planeta Livros Brasil) e escreve um roteiro de teatro para lançar ainda em 2021.


Prazo para inscrição:
até 17 de maio, às 19h
Divulgação dos participantes: 18 de maio, às 18h (via Zoom)
Para mais informações: educativocultural@bdmg.mg.gov.br