Exposição Em Nome das Rosas, de Eugênia França

De 13 de maio a 13 de junho, o BDMG Cultural realiza a exposição Em Nome Das Rosas, da artista plástica mineira Eugênia França, na plataforma virtual www.mostrasbdmg.org. Com cerca de 150 obras realizadas entre 2018 e o começo de 2021, a mostra visibiliza a questão da condição feminina frente à violência doméstica.

O título da exposição Em Nome das Rosas aponta para a dimensão contraditória de várias histórias, as quais não se resumem à dor, são, muitas vezes, histórias de amor, de superação, de empoderamento. As obra são pintadas em técnica acrílica sobre lonas de caminhão e mostram, em um segundo plano, as marcas do longo uso do tecido, muitas vezes remendadas, que são como as cicatrizes que marcam as experiências de cada uma das mulheres retratadas.

Assista ao teaser da exposição

Esta é a segunda vez que a mostra pode ser conferida virtualmente pelo público. Entre abril e julho de 2020, a série de obras de Eugênia França foi apresentada em parceria do BDMG Cultural com o BDMG Plural – programa com o objetivo de atuar, construir, implementar e gerenciar ações que visem estimular práticas e ações de valorização da diversidade e equidade no âmbito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, junto aos dados de aumento exponencial de violência contra a mulher durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Sobre a artista

Nascida em Patos de Minas (MG), Eugênia França é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG e Serviço Social pela PUC MG. Teve exposições individuais em espaços como o MAM Resende – RJ (2019), MAB – Museu de Arte de Blumenau, SC (2018), MARCO – Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS (2017) e Pinacoteca de Maceió – AL (2017). Além de mostras coletivas em Brasília (2019), Toronto (2017) e Belo Horizonte (2013). Fez residência artística na Arts Unfold em Toronto, Canadá (2017). É autora do livro Nós Outros e Eu Mesma: Transformar o barro em cerâmica expressiva para refletir sobre as relações humanas na sociedade contemporânea (2016).

Ciclo de Mostras 19/20

A exposição Em Nome das Rosas, de Eugênia França, foi selecionada para o Ciclo de Mostras BDMG Cultural em 2019 e somente agora, no segundo trimestre de 2021, por conta da pandemia, chega virtualmente ao público do BDMG Cultural. Já passaram pelo Ciclo de Mostras 19/20, com exposições na Galeria de Arte, os artistas Alexandre JúniorFroiidFelipe Chimicatti Lamounier Lucas e Esther Az.